Pular para o conteúdo
Ransomware é responsável por caos em aeroportos da Europa
Cinema
ransomware
responsável
por
caos
aeroportos
europa

Ransomware é responsável por caos em aeroportos da Europa

Publicado em 22 de setembro de 2025 às 11:47

2 min de leitura

Problemas começaram na sexta-feira (19/09)Resumo

• Um ataque de ransomware causou caos em aeroportos europeus, afetando sistemas de check-in e resultando em longas filas e atrasos.

• A Collins Aerospace, fornecedora do software Muse, foi identificada como a fonte dos problemas, impactando aeroportos em Berlim, Bruxelas, Dublin e Londres.

• Alternativas manuais, como cartões de embarque manuscritos, iPads e laptops, estão sendo usadas para mitigar o impacto nos aeroportos afetados.

A agência de cibersegurança da União Europeia confirmou que um ataque de ransomware foi o motivo dos problemas com sistemas de check-in de empresas aéreas. Desde sexta-feira (19/09), aeroportos de países do bloco enfrentam situações caóticas, afetando dezenas de voos e milhares de passageiros.

A Agência Europeia para Segurança das Redes e da Informação (também conhecida como Enisa) não deu mais detalhes sobre a origem do ataque, afirmando apenas que “o tipo de ransomware foi identificado” e que “autoridades estão envolvidas na investigação”.

Como observa a Reuters, governos e empresas vêm sendo alvo de ataques cibernéticos nos últimos meses. A Jaguar Land Rover, por exemplo, precisou suspender sua produção após ser vítima de uma ação do tipo. A BBC cita um levantamento da empresa francesa Thales que aponta um aumento de 600% nos ataques cibernéticos contra o setor de aviação.

O que aconteceu nos aeroportos europeus?

Aeroporto de Bruxelas, na Bélgica, é um dos mais afetadosOs problemas estão relacionados à Collins Aerospace, empresa norte-americana que fornece o software Muse, usado nos totens de alguns dos principais aeroportos europeus, em cidades como Berlim, Bruxelas, Dublin e Londres.

A RTX, dona da Collins, disse que a falha afeta apenas o check-in eletrônico e o despacho de bagagens, podendo ser mitigada com operações manuais.

A BBC relata que o aeroporto de Heathrow, em Londres, pediu que as companhias aéreas usem alternativas manuais no check-in e embarque dos passageiros. Em Bruxelas, algumas empresas estão usando iPads e laptops para fazer o check-in online, mesmo no aeroporto. De 550 voos nesta segunda-feira (22/09), 60 precisaram ser cancelados.

Segundo a Reuters, um passageiro relatou que, em Berlim, o processo é semelhante ao que se fazia há décadas, com cartões de embarque manuscritos. Voos enfrentam atrasos de mais de uma hora na decolagem. A cidade lida com um tráfego anormal, devido a uma maratona que atraiu competidores de diversas partes do mundo.

Com informações da Reuters, BBC, DW e Security Affairs

Fonte: Tecnoblog

Leia também