
Razer Joro
Publicado em 13 de setembro de 2025 às 13:01
2 min de leituraNormalmente, quando escrevemos ‘teclado’ e ‘Razer’ na mesma frase, costumamos estar a falar de modelos para gaming de grandes dimensões, com teclas mecânicas, vários botões multimédia e iluminação às cores que quase dá luz a uma sala inteira. Mas, com o Joro, a tendência inverte-se. Ok, continuamos a ter RGB, mas tudo o resto é uma miragem, dado que este modelo parece ter sido feito mais para trabalhar do que para jogar.
As teclas não fazem aquele barulho dos modelos para jogos, até porque têm um perfil mais baixo, mais a pedir sessões de escrita que de gaming – a experiência que tivemos foi muito semelhante à de um Magic Keyboard compacto, da Apple, um teclado que usamos diariamente.
Mesmo com apenas trinta centímetros de comprimento, a Razer conseguiu encaixar aqui teclas direccionais, as clássicas ‘page up’, ‘page down’, ‘end’ ou ‘home’, embora aqui com uma dupla utilização: também são multimédia, para pausar/iniciar a reprodução de música e avançar/retroceder numa playlist. Para controlar o volume, nada de comandos rotativos como nos pesos-pesados da marca: o som pode ser controlado nas teclas de topo, da ‘F5’ à ‘F7’. Aqui ficam ainda mais uma série de opções, como o controlo do brilho da luz do teclado, do ecrã, e as que permitem emparelhar o Joro via Bluetooth com até três dispositivos diferentes – por exemplo, um PC, um Mac e um tablet Android ou iOS. Se o usarmos com Windows, temos, inclusive, uma tecla dedicada para lançar o Copilot e a habitual para fazer aparecer o menu, com o logo do sistema operativo; quem preferir macOS pode guiar-se pela gravação secundária que nos indica as teclas ‘cmd’ ou ‘option’.
Uma vez que esta se trata de uma versão reduzida de um teclado Razer (na verdade, é o seu modelo mais portátil até à data, com 374 gramas), há mais funções que não estão aqui em pleno. Outro dos exemplos é o RGB, que no Joro é de apenas uma zona: isto significa que só vai conseguir mostrar uma cor de cada vez, ficando de fora o conjunto de efeitos (como o que imita a respiração) que costumamos ter em modelos como o BlackWidow ou o Huntsman.
Distribuidor: Razer
Preço: €129,99
Ficha técnica
Tipo: membrana com Razer ultra low-profile switches
Teclas macro: 8
Teclas de multimédia: 7
Iluminação: RGB
Ligações: USB-C, Bluetooth
Dimensões: 298 mm x 112 mm x 16,5 mm
Fonte: PCGuia (PT-PT)
Leia também
- Os 5 tablets mais vendidos da Amazon atualmente

Se você está pensando em investir em um tablet, seja para estudar, trabalhar, assistir séries ou simplesmente navegar na internet com mais conforto, então vale a pena dar uma olhada nos modelos que mais fazem sucesso.
💬 0 - Razer lança webcam Kiyo V2 com resolução 4K e IA

Temos um novo dispositivo no segmento de câmeras compactas: Razer lança webcam Kiyo V2 com resolução 4K e IA!
💬 0 - Razer lança coleção Phantom White de periféricos translúcidos

A Razer acaba de lançar uma nova coleção de periféricos chamada Phantom White. São novas versões de alguns de seus produtos mais populares, com coberturas em plástico translúcido que revelam seus componentes internos.
💬 0