
Redes sociais não têm conserto, diz estudo
Publicado em 22 de setembro de 2025 às 12:00
1 min de leituraAs redes sociais sempre vão preferir posts sensacionalistas, colocar as pessoas em bolhas e incentivar a polarização da sociedade. E não há solução, porque essas coisas não são apenas uma estratégia das big techs para que as pessoas passem mais tempo nas redes; elas também resultam de características intrínsecas a essas plataformas, impossíveis de alterar.
Essa é a conclusão de um estudo (1) publicado por dois pesquisadores da Universidade de Amsterdã, que fizeram uma experiência intrigante. Eles montaram uma rede com 500 usuários artificiais, gerados por uma IA que simula o comportamento típico das pessoas nas redes sociais (em quais posts elas mais clicam, e quão propensas são a curtir ou repostar certos tipos de conteúdo).
Como esperado, a rede logo foi tomada por bolhas e polarização. Em seguida, os cientistas testaram seis estratégias para tentar resolver isso, como reduzir a distribuição de posts sensacionalistas, mostrar os posts por ordem cronológica e exibir um pouco de conteúdo defendendo pontos de vista contrários aos de cada “usuário”. Nada disso funcionou: as redes continuaram, espontaneamente, formando bolhas e estimulando o sensacionalismo.
Fonte 1. “Can We Fix Social Media? Testing Prosocial Interventions using Generative Social Simulation”.
Fonte: Superinteressante
Leia também
- “Meu irmão não reconhece meu rosto”: entenda o que é a prosopagnosia, a cegueira facial
“ Quem é aquela ali?”, perguntou a professora para Pedro, um garoto de 4 anos, loiro e que usava óculos. A apenas alguns metros dele estava Tatiana, uma mulher de 35 anos, loira e que usava óculos. Era a mãe dele (e minha também) – mas Pedrinho não sabia disso.
💬 0 - Chatbots têm moral? Estudo revela que cada IA julga dilemas éticos de forma diferente
Você já parou para pensar que quando pede conselho para um chatbot, está na verdade conversando com um “amigo” que tem seus próprios valores morais? Uma pesquisa fascinante da UC Berkeley revelou algo que pode mudar completamente como você vê essas conversas: cada inteligência artificial julga situações éticas de mane…
💬 0 - Criador da web diz que algoritmos viciantes deveriam ser banidos
Tim Berners-Lee criou várias tecnologias que permitem que a internet seja o que é hoje (foto: Knight Foundation)
💬 0