
Remaster de Deus Ex é criticado por suas “evoluções” gráficas
Publicado em 25 de setembro de 2025 às 17:12
2 min de leituraNa noite da última quarta-feira (24), a Aspyr surpreendeu ao mundo ao anunciar Deus Ex Remastered, uma versão atualizada de um jogo que ajudou a definir o gênero conhecido como “simulação interativa”. No entanto, o trabalho feito pela companhia não gerou necessariamente o impacto que ela esperava.
Após divulgar o primeiro trailer do projeto no State of Play promovido pela Sony, a companhia publicou diversas imagens oficiais. Em algumas delas, ela faz a comparação entre os visuais do game original e a remasterização — que parece não entender exatamente a identidade do título que está atualizando.
Em comunidades como o Reddit, a principal crítica que tem sido feita a Deus Ex Remastered faz referência à sua iluminação. Ao trocar o tom e a intensidade de cores do game original, a Aspyr acaba apresentando um universo que perde suas características opressoras e passa uma ideia diferente do futuro.
Deus Ex Remastered é comparado a “trabalho de fãs”
No YouTube da Aspyr, as reações ao upgrade visual também estão sendo majoritariamente negativas. Muitos estão comparando o trabalho feito pelo estúdio a um projeto de fãs, enquanto outros pedem para que ela deixe que a NightDive Studios cuide do game.
Foto: Divulgação/Aspyr
“Pedimos por isso, mas não desse jeito. Que pena. Esse game lendário merece muito mais do que uma atualização visual de 2000 para 2003 da pior maneira possível”, afirma um comentarista. Outros também recomendam que aqueles que jogam no PC simplesmente comprem a versão original e instalem mods como o Transcended para melhorar sua qualidade visual.
Segundo a Aspyr, Deus Ex Remastered vai ser a “versão definitiva” do simulador imersivo que fez a fama do estúdio Ion Storm. A desenvolvedora afirma que, além de aprimoramentos visuais, o projeto também vai trazer comodidades modernas e diversas melhorias de qualidade de vida.
Foto: Divulgação/Aspyr
Já em pré-venda, o título chega às lojas no dia 5 de fevereiro de 2026 com versões confirmadas para PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox Series X|S e PC. Resta esperar para descobrir se as reações negativas da comunidade vão estimular o estúdio a melhorar o resultado de sua remasterização.
Na geladeira
Ator que deu voz a Adam Jensen diz ser absurdo um novo Deus Ex não existir
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Estúdio de Lords of the Fallen é criticado por dizer que seu jogo estaria “carregando a tocha” dos Soulslikes

Lords of the Fallen está no centro de uma polêmica após declarações que dividiram a comunidade de fãs de jogos Soulslike. O título da Hexworks, que conseguiu conquistar seu próprio espaço no gênero popularizado por Dark Souls e Bloodborne, enfrenta agora críticas de parte de sua base de jogadores.
💬 0 - Diversos usuários vêm tendo suas pré-vendas de Pokémon Legends: Z-A canceldas na loja oficial

A Nintendo está enfrentando problemas com pré-vendas canceladas de Pokemon Legends: Z-A para jogadores que realizaram a compra diretamente através da loja Pokémon Center. A situação surge a poucos dias do lançamento oficial do jogo, gerando frustração entre os fãs que aguardavam ansiosamente pelo título.
💬 0 - Outlive 25, remaster do RTS brasileiro, ganha demo na Steam

Você se lembra de Outlive 25? O jogo foi anunciado durante a Gamescom Latam deste ano e trata-se de uma remasterização de um clássico brasileiro: um jogo de estratégia 100% nacional publicado no ano 2000 pela Take-Two, empresa-mãe da Rockstar.
💬 0