
Samsung inicia produção em massa dos primeiros painéis QD-OLED de 360Hz do mundo para monitores de 34 polegadas
Publicado em 1 de janeiro de 2026 às 13:01
2 min de leituraA Samsung Display anunciou o início da produção em massa do primeiro painel QD-OLED de 34 polegadas e 360Hz do mundo. Ele vem com uma estrutura de pixels em formato de “V (Vertical)-Stripe”. Vale lembrar que a empresa fornece painéis para sete fabricantes globais de monitores, como ASUS, MSI e Gigabyte, desde dezembro de 2025.
A nova estrutura V-Stripe alinha os subpixels de vermelho, verde e azul (RGB) verticalmente, em contraste com o arranjo triangular convencional de subpixels usado na tecnologia QD-OLED atual.
Ela foi desenvolvida independentemente pela Samsung Display para elementos de pontos quânticos. A estrutura V-Stripe melhora a nitidez das bordas do texto, tornando-a ideal para usuários que realizam tarefas com grande volume de texto, como edição de documentos, programação ou criação de conteúdo.
Notícias Relacionadas:
• Samsung pode adiar fim da produção de DDR4, mas é para um cliente específico
• App Samsung Magician para SSDs ganha novo design e widgets
• Linha 2026 de monitores da Samsung terá modelos 6K e com até 1040 Hz
Créditos: Samsung Display.
O novo painel apresenta uma proporção ultra-ampla de 21:9, taxa de atualização de 360Hz para movimentos ultrassuaves e resposta rápida, e brilho máximo de 1.300 nits. Esses recursos devem interessar jogadores que buscam experiências rápidas de jogo e altamente imersivas, especialmente títulos de esportes e corrida.
Em comparação com uma tela 16:9, uma proporção de 21:9 geralmente aumenta o número de pixels horizontais e o volume de dados processados. Isso resulta em maior consumo de energia, maior geração de calor e maiores demandas operacionais, mesmo com a mesma taxa de atualização.
Ou seja, manter a uniformidade do sinal entre os pixels da esquerda e da direita também é um desafio técnico, dificultando a obtenção de altas taxas de atualização.
Estreia na CES 2026
O monitor V-Stripe QD-OLED será apresentado na CES 2026, que começa na próxima terça-feira, 6 de janeiro, em Las Vegas. A ASUS e a MSI também apresentarão novos modelos de monitores com esses painéis, enquanto a Samsung Display demonstrará a tecnologia em seu estande exclusivo no hotel Encore at Wynn durante o evento.
A participação de produtos equipados com painéis autoemissivos no segmento de monitores premium com preço acima de US$ 500 (R$ 2.757,75) deverá aumentar de 14% em 2024 para 23% em 2025 e para 27% em 2026. E isso deve acelerar a transição da indústria de LCD para OLED.
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Samsung garante aprovação crucial dos EUA para manter fábrica de chips na China

A Samsung recebeu uma importante vitória diplomática após o governo americano conceder uma aprovação especial que permitirá à empresa continuar operando sua fábrica de semicondutores em território chinês. O gigante sul-coreano garantiu uma autorização para exportar tecnologia de origem americana para suas instalações…
💬 0 - Nova tarifa dos EUA sobre semicondutores chineses entra em vigor só em 2027, mas o impacto já preocupa

As tarifas de semicondutores dos EUA contra produtos chineses anunciadas pela administração Trump entrarão em vigor apenas em junho de 2027, mas já geram preocupações sobre o impacto na cadeia global de suprimentos eletrônicos. O governo americano finalizou a medida após concluir uma investigação de um ano que revelou…
💬 0 - Samsung Display e BOE chinesa resolvem disputa legal sobre painéis OLED

Após um período de conflito nos tribunais americanos, Samsung e BOE iniciaram negociações para uma possível parceria no fornecimento de painéis para dispositivos. As duas gigantes da tecnologia, que recentemente estiveram em lados opostos em um processo de violação de patente, agora discutem um acordo que pode envolve…
💬 0