Pular para o conteúdo
Samsung pode adiar fim da produção de DDR4, mas é para um cliente específico
Computação
samsung
pode
adiar
fim
produção
ddr4

Samsung pode adiar fim da produção de DDR4, mas é para um cliente específico

Publicado em 25 de dezembro de 2025 às 10:15

2 min de leitura

A Samsung teria firmado um novo contrato que vai adiar o encerramento de sua produção de componentes DDR4, segundo reportagem do DigiTimes. Há alguns meses a companhia anunciou o fim da fabricação da tecnologia para focar em DDR5, mas os preços inflados de memórias da atualidade tornaram atrativo para a empresa realizar mais uma encomenda.

As informações não foram confirmadas pela Samsung, mas o site reporta que se trata de um contrato NCNR, que pode ser traduzido como “não cancelável e não retornável”. Isso significa que o cliente, não revelado, contratou um número pré-determinado de módulos DDR4 com um valor total, e não pode mudar de ideia no futuro.

Infelizmente para o consumidor final, ainda que não revele exatamente qual é o cliente da Samsung, o DigiTimes afirma que a encomenda é para uso em servidores, como seria de se esperar na presente situação do mercado. Isso significa que, mesmo a Samsung estendendo a vida de suas memórias DDR4, a medida não vai impactar os preços de prateleira dos produtos, ou até sua disponibilidade.

Mercado de memórias segue sem previsão de melhora em 2026

A Samsung anunciou ainda em abril que iria encerrar a produção de componentes DDR4. As outras gigantes da memória, como Micron e SK Hynix, seguiram pelo mesmo caminho, mas a presente situação do mercado é tão atípica que planos podem mudar.

Ainda assim, o mais provável é que apareçam apenas contratos como esse reportado. A indústria da tecnologia foca cada vez mais no uso profissional de componentes, tentando oferecer ao consumidor final mais serviços do que produtos.

• RAM DDR4 desaparece das lojas e produção já custa mais caro do que DDR5

• Maingear aposta na venda de PCs sem kit de RAM para combater disparada de preços de memórias

• IDC prevê aumento de até 8% no preço dos PCs em 2026

As previsões para o mercado de memórias é que não veremos uma melhora ao longo de 2026. Analistas estimam algo mais próximo da normalidade apenas em 2027, com previsões mais pessimistas falando do início de 2028.

Fonte: Adrenaline

Leia também