Pular para o conteúdo
SaveFamily SaveWatch Plus 2
Computação
savefamily
savewatch
plus
computacao

SaveFamily SaveWatch Plus 2

Publicado em 22 de setembro de 2025 às 08:45

4 min de leitura

A SaveFamily anunciou o lançamento do SaveWatch Plus 2 em Portugal e experimentámos este relógio inteligente durante três semanas. Quando tiramos da caixa a primeira impressão é de que é um pouco grande para criança (até mesmo para um adulto com pulso fino) mas a verdade é que este dispositivo se chama plus e, por conseguinte, é suposto ser grande. De qualquer forma, achamos que podia ser ligeiramente mais compacto sem perder qualidade. A bracelete em silicone com desenhos (modelo testado) é confortável e apesar do tamanho, o SaveWatch assenta bem no pulso e nem se dá conta que o estamos a usar. Há ainda diversas combinações possíveis, quer de braceletes, quer de caixas, tornando este modelo bastante versátil.

O smartwatch tem vidro Gorilla Glass e protecção contra a água e o pó, algo essencial num produto dedicado a crianças com mais de 8 anos. O ecrã AMOLED oferece uma boa visibilidade dado o tamanho e com bastante qualidade. Ao nível do design há um botão e uma coroa rotativa para ajudar a navegar e fazer a gestão que são bastante úteis.

A configuração do relógio é fácil e tudo é feito com a ajuda da app SaveFamily, na qual os encarregados de educação, pais e familiares podem controlar as diversas funcionalidades, configurar as aplicações, ver a localização e ter acesso a uma área de chat directo com a criança.

Ao nível de desempenho, o SaveWatch Plus 2 permite uma utilização fluída graças ao processador de 1,5 GHz com chip de 4 núcleos e à memória RAM de 2 GB; já o armazenamento interno de 16GB possibilita termos várias apps, sendo possível instalar mais do que as existentes através de uma app store dedicada. É pena ainda existirem poucas opções, mas acreditamos que com o tempo isso possa mudar.

Localização e chamadas

O facto de ter conectividade LTE, o que implica um plano de comunicações de operador ou o oferecido pela SaveFamily (há planos anuais de 60 euros com dados ilimitados), e GPS dá a este smartwatch aquela que pode ser uma das suas mais-valias importantes, localização precisa do utilizador. Desta forma, um pai ou uma mãe podem sempre saber onde estão os filhos e estes podem contactar os familiares em caso de emergência através de uma funcionalidade de alarme SOS. Testámos as chamadas e a geolocalização e tudo funcionou na perfeição: ouvimos e fomos ouvidos bem e o sítio onde estava a minha sobrinha foi muito exacto. Por outro lado, permite fazer um hotspot pessoal para partilhar Internet com os amigos.

A câmara de 2 MP serve para tirar algumas fotos e filmar mas os resultados são de fraca qualidade, em especial com baixa luminosidade. No entanto, a sua principal função é o uso de videochamadas através de uma versão supervisionada do WhatsApp, em que os contactos podem geridos através da app pelo adulto, ou através da própria app da SaveFamily. Neste domínio, a câmara funciona perfeitamente.

A autonomia é um dos calcanhares de Aquiles do SaveWatch Plus 2 quando tem muitas funcionalidades ligadas. Se o uso for moderado até conseguimos quase dois dias, mas uma criança que use o equipamento como se fosse um smartphone e escolher um fundo de ecrã animado, então apenas dá para um dia e mal.

Tudo em segurança

O smartwatch tem «inteligência artificial pensada para crianças» que combina uma app de jogos educativos e um assistente, que pode ter diversas skins e fundos e ao qual podemos dar um nome. Este chatbot vai responder a dúvidas por escrito e através de comandos de voz. A verdade é que, quando falamos, nem sempre funciona de forma perfeita, a interacção escrita é melhor. O problema é que o teclado é demasiado pequeno e custa a escrever o que pretendemos. O SaveWatch Plus 2 tem ferramentas educativas para aprender inglês e matemática e de limpeza para ter sempre o smartwatch com desempenho máximo.

Já ao nível da segurança, há desbloqueio com PIN e reconhecimento facial, que teve um comportamento exemplar; o único senão é que consome muita bateria. Há também uma opção de ‘Não incomodar’, em o encarregado de educação pode definir horários lectivos e de estudo para evitar distracções e em que a criança só pode ser usar o SOS. Por último, há sensores de saúde como a mediação da frequência cardíaca, pressão arterial e o oxigénio no sangue, e de passos e calorias. E se está preocupado com a privacidade, a empresa de origem espanhola garante que os dados gerados durante o uso do relógio são armazenados «de forma anónima na Europa» cumprindo o RGPD.

Distribuidor: SaveFamily

Preço: €159

Fonte: PCGuia (PT-PT)

Leia também