
Shawn Layden defende exclusivos como algo vital para as plataformas: “Mario no PlayStation seria o apocalipse”
Publicado em 28 de dezembro de 2025 às 17:03
1 min de leituraShawn Layden, ex-presidente da Sony Interactive Entertainment, defendeu firmemente a importância dos jogos exclusivos para as principais plataformas de videogame em um momento onde essa estratégia tem se tornado menos comum na indústria.
Durante sua participação no podcast Pause for Thought, Shawn Layden, que liderou a Sony durante vários anos, compartilhou opiniões contundentes sobre o panorama atual de exclusividade de jogos.
“Não acredito que todos os jogos precisem ser exclusivos para console”, afirmou Layden. “Na verdade, nem todos deveriam ser, mas reconheço que para empresas de plataforma como Sony e Nintendo – já que a Microsoft segue mais a filosofia ‘Xbox está em todo lugar’ – existe um valor imenso para a marca em ter exclusivos fortes”.
O executivo foi além em sua análise: “Se Mario começar a aparecer no PlayStation, isso seria o apocalipse, certo? Gatos e cachorros vivendo juntos. E o mesmo vale para Nathan Drake e Uncharted. Eles fazem as plataformas brilharem”. Layden também observou que jogos multiplataforma “programam para o menor denominador comum“, enquanto os exclusivos são oportunidades para “levar todos os recursos ao máximo”.
As declarações de Layden surgem em um momento onde o Xbox está portando praticamente todos os seus antigos exclusivos para consoles concorrentes, enquanto a PlayStation começou a disponibilizar jogos como Helldivers 2 e Lego Horizon Adventures para Microsoft e Nintendo, respectivamente. A maioria dos exclusivos de PS5 também chega ao PC após algum tempo, embora a Nintendo não demonstre interesse em compartilhar suas propriedades intelectuais.
“Acredito que ainda veremos alguns títulos exclusivos no futuro, mas certamente, se você está buscando um jogo multiplayer massivo, então precisa ir multiplataforma porque você precisa abrir esse funil o máximo possível para atrair pessoas“, continuou Layden. “Principalmente se for um jogo free-to-play.”
Fonte: GameVicio
Leia também
- Housemarque detalha como está dando vida aos personagens de Saros

A Housemarque divulgou novos bastidores sobre o desenvolvimento de Saros, focando em um dos elementos centrais do projeto: seus personagens. Após a revelação do mais recente trailer de história, o estúdio comentou como vem construindo o elenco que sustenta a narrativa do jogo, destacando o trabalho conjunto entre dire…
💬 0 - Como ativar o FSR Redstone em quase qualquer jogo usando o Optiscaler

A vinda do FSR Redstone, nova geração das tecnologias gráficas da AMD baseadas em machine learning, prometeu um salto na qualidade da geração de quadros, da reconstrução de raios e do tratamento de iluminação em tempo real.
💬 0 - Por dentro do MIMESIS: como a IA do game aprende a se passar por humano

Sem dúvidas, a desconfiança é um elemento poderoso nos jogos multiplayer com temática social, mas MIMESIS, da ReLU Games e da Krafton que conquistou milhares de jogadores no Steam, vai além do óbvio.
💬 0