
SK hynix é a primeira a usar máquina de litografia High-NA EUV para fabricar DRAM
Publicado em 7 de setembro de 2025 às 16:12
2 min de leituraFonte: Adrenaline
A SK hynix inaugurou nesta semana a primeira máquina Twinscan NXE:5200B do mundo. O equipamento é da ASML e será usado na fabricação de módulos DRAM usando tecnologia High-NA EUV, a mais avançada atualmente disponível. A máquina terminou de ser instalada na fábrica M16 da SK hynix em Icheon, na Coreia do Sul.
A ASML continua sendo a única fornecedora de maquinário para fabricação de chips com tecnologia EUV, e seus equipamentos estão disponíveis ao redor do mundo. A SK hynix, no entanto, vai sair na frente no uso dos processos para fabricar DRAM com High Numerical Aperture (High-NA).
A diferença indicada pelo nome é que a Twinscan NXE:5200B tem uma abertura numérica de 0,55, um aumento de 40% em relação a modelos passados de 0,33. Na prática, isso vai permitir a fabricação de transistores até 1,7 vez menores do que aqueles feitos por máquinas do tipo Low-NA EUV.
SK hynix toma dianteira no uso prático da tecnologia High-NA EUV em memórias
Conforme explica o TechSpot, a Intel já conta com uma Twinscan NXE:5000, que também usa High-NA EUV, e a Samsung também tem uma máquina dessas. No entanto, a Intel usa as máquinas em processadores e a Samsung ainda não começou a implementar a tecnologia em sua cadeia de produção.
Divulgação/ASML
Dessa forma, a SK hynix vai ser a primeira a de fato usar sua Twinscan NXE:5200B na fabricação de componentes DRAM – apesar de que não vai aproveitar todo o potencial da máquina logo no início.
Num primeiro momento o equipamento ainda será usado na fabricação de componentes que poderiam ser feitos em máquinas Low-NA EUV. Com o tempo, e acompanhando a demanda da indústria, a SK hynix vai migrar para a fabricação de módulos DRAM que usam nodos que só podem ser fabricados em High-NA EUV.
Leia mais:
• ASML e outras empresas da Holanda vão ter mais restrições de exportação
• Sandisk anuncia parceria com SK Hynix para padronização das memórias HBF
• SK Hynix já teria começado a enviar módulos HBM4 para as GPUs Rubin da NVIDIA
A ASML, enquanto isso, continua promovendo o uso de seu maquinário para mais fabricantes de memórias. A empresa espera que suas ferramentas mais modernas comecem a ser amplamente adotadas por volta de 2030.
Leia também
- Galaxy S26 pode usar apenas chips Exynos

Sucessor do Galaxy S25 Ultra pode abandonar chipset SnapdragonResumo
💬 0 - Opera Neon: como é usar o navegador com IA no dia a dia

Opera Neon promete colocar robôs para trabalhar no navegadorA Opera lançou oficialmente o navegador Neon, que conta com agentes de inteligência artificial para executar ações na web. As possibilidades sugeridas pela companhia são variadas: fazer compras, comparar produtos, resumir informações, encontrar vídeos, organi…
💬 0 - Gemini supera 1 bilhão de visitas pela primeira vez e escala 285% em um ano — mas ChatGPT ainda domina a lealdade dos usuários

O Google Gemini alcançou em setembro de 2025 um marco inédito: pela primeira vez desde seu lançamento, o chatbot de inteligência artificial superou a barreira de 1 bilhão de visitas mensais, atingindo exatamente 1,057 bilhão de acessos, segundo dados da Similarweb.
💬 0