
Snapdragon 8 Elite Gen 5 é o novo chip da Qualcomm para smartphones premium
Publicado em 24 de setembro de 2025 às 20:01
2 min de leituraSnapdragon 8 fez sua estreia em 2021 e chega à quinta geração • O Snapdragon 8 Elite Gen 5 da Qualcomm é fabricado com litografia de 3 nm, possui CPU Oryon de terceira geração com núcleos de até 4,6 GHz e promete 20% mais desempenho e 35% mais eficiência.
• A GPU Adreno de nova geração oferece 23% mais desempenho e consome 20% menos energia. A NPU Hexagon está 37% mais rápida, com suporte a inteligência artificial.
• Marcas como Honor, OnePlus, Oppo, Poco, Realme, Redmi, ROG, Samsung, Sony, Jovi e Xiaomi adotarão o chip. O Realme GT 8 Pro deve ser lançado no Brasil ainda este ano.
A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira (24/09) o Snapdragon 8 Elite Gen 5, chip que deve estar em alguns dos smartphones mais caros dos próximos meses. Feito usando um processo de 3 nm, ele conta com uma CPU que pode chegar a 4,6 GHz.
O anúncio foi feito no Snapdragon Summit 2025, evento realizado anualmente pela Qualcomm. A concorrência se antecipou: a MediaTek lançou na segunda-feira (22/09) o Dimensity 9500, seu novo chip para celulares de topo de linha.
O nome “Elite Gen 5” pode parecer estranho, mas tem explicação: a Qualcomm juntou duas nomenclaturas em uma só. Os primeiros modelos Snapdragon 8 foram o Gen 1 (2021), Gen 2 (2022) e Gen 3 (2023). Em 2024, ela abandonou o padrão e lançou o Elite no lugar do Gen 4. Agora, a numeração está de volta, mas o Elite continua.
Quais são os destaques do Snapdragon 8 Elite Gen 5?
CPU mais rápida e NPU capaz de rodar agentes de IA são destaques do chipO Snapdragon 8 Elite Gen 5 é fabricado usando um processo de litografia de 3 nm da TSMC — quanto menor esse número, maior o número de transistores e maior a eficiência energética.
O Gen 5 tem uma CPU Oryon de terceira geração, que mantém o esquema do ano anterior, com dois núcleos prime (agora capazes de chegar a 4,6 GHz) e seis núcleos de performance (até 3,62 GHz). A Qualcomm promete performance 20% maior e eficiência 35% melhor.
Também há novidades nos outros componentes. A GPU Adreno de nova geração entrega 23% mais desempenho e consome 20% menos energia, chegando a 1,2 GHz, de acordo com a empresa. O cache chegou a 18 MB, o que pode reduzir a latência durante games.
A NPU Hexagon está 37% mais rápida, com desempenho por watt 16% maior. Segundo a Qualcomm, o objetivo é capacitar os aparelhos a rodar agentes de inteligência artificial.
O Snapdragon 8 Elite Gen 5 vem ainda com suporte ao codec Advanced Profissional Video (APV), processamento de vídeo Dragon Fusion, supressão de ruído de vento, zoom de áudio e HDR de áudio.
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Samsung, Google e Qualcomm se unem em dispositivo que combina IA e XR

Galaxy XR custa US$ 1.799 nos Estados UnidosResumo
💬 0 - NVIDIA e TSMC fabricam o chip de IA mais avançado do mundo nos EUA pela primeira vez

Jensen Huang, CEO da NVIDIA, visitou a fábrica da TSMC em Phoenix, Arizona, na última sexta-feira (17) para celebrar um marco histórico: a produção do primeiro wafer Blackwell em solo americano. O evento marcou a entrada em produção em volume da arquitetura Blackwell, considerada um dos chips mais complexos já criados…
💬 0 - Caos sem fim: novo caso de queima do conector de energia numa RTX 5090; veja o relato

O problema de superaquecimento e derretimento dos conectores 12VHPWR/12V-2×6 continua preocupando proprietários de placas de vídeo topo de linha da NVIDIA na série RTX 50. Embora os casos não tenham se tornado massivos, novos relatos de conectores danificados aparecem regularmente – especialmente ao usar adaptadores d…
💬 0