Pular para o conteúdo
Steam reescreve seus requisitos para devs informarem uso de IA em seus jogos
Games
steam
reescreve
seus
requisitos
para
devs

Steam reescreve seus requisitos para devs informarem uso de IA em seus jogos

Publicado em 17 de janeiro de 2026 às 12:14

2 min de leitura

A Steam exige que desenvolvedores dos jogos da plataforma informem aos usuários se IA generativa foi usada ou na criação do game – algo que incomoda o Tim Sweeney da Epic, diga-se de passagem. Nesta semana, entretanto, a plataforma da Valve reescreveu as suas regras para deixar melhor explicado que tipo de uso da IA a empresa considera importante ser informado aos jogadores.

“Nós estamos cientes que os ambientes de desenvolvimento de muitos jogos modernos têm ferramentas alimentadas por IA integradas a eles”, diz o texto reescrito na Steam. “Ganhos de eficiência pelo uso dessas ferramentas não é o foco dessa sessão. Em vez disso, estamos interessados no uso de IA na criação de conteúdo que sai no seu jogo e é consumido pelos jogadores.”

As páginas atualizadas na plataforma deixam mais explícito que desenvolvedores não precisam acusar o uso de IA em um jogo se as ferramentas são usadas internamente para ajudar na produtividade dos processos de trabalho. A tag é necessária apenas se a tecnologia chega aos jogadores – o que inclui materiais de marketing e divulgação do game.

Steam ressalta que o uso de IA generativa é de inteira responsabilidade dos desenvolvedores

A mudança no texto da Steam deixa mais evidente aos desenvolvedores que eles não precisam divulgar o uso de IA generativa se ela ajuda a escrever as linhas de código de um game, por exemplo. Mas tudo que aparece para os jogadores não só precisa ser divulgado, como também é de inteira responsabilidade dos devs.

“Como a geração de conteúdo de IA pode produzir imagens, áudio, texto e outros conteúdos sem que o desenvolvedor ou a Steam possam verificar através de processos tradicionais, é importante que você faça divulgações honestas e corretas sobre sua implementação e seu uso”, diz o texto revisado na plataforma.

Divulgação/Valve

A Valve informa que vai oferecer aos usuários ferramentas pelo Steam Overlay para denunciar materiais inapropriados ou que violem direitos autorais, o que pode resultar na remoção do game da plataforma.

• 42 milhões: Steam começa 2026 com novo recorde de usuários simultâneos

• Silksong é o Jogo do Ano! Confira os vencedores dos Prêmios Steam 2025

• Sob nova direção, GOG não vai tentar bater de frente com o Steam

Não é incomum o uso de IA na geração de imagens que copiam estilos artísticos famosos, então usuários terão recursos para denunciar esse tipo de uso se aparecer em jogos na plataforma da Valve.

Fonte: Adrenaline

Leia também