Pular para o conteúdo
Steam teve um aumento de 93% na quantidade de jogos lançados entre 2020 e 2024
Games
steam
teve
aumento
quantidade
jogos
lançados

Steam teve um aumento de 93% na quantidade de jogos lançados entre 2020 e 2024

Publicado em 27 de setembro de 2025 às 16:57

1 min de leitura

A Steam registrou um impressionante aumento de 93% no número de jogos lançados em sua plataforma entre 2020 e 2024, revelando um cenário cada vez mais desafiador para desenvolvedores na indústria de games. Segundo dados do SteamDB, o total de lançamentos saltou de 9.656 títulos em 2020 para impressionantes 18.626 em 2024.

De acordo com o jornalista Jason Schreier, este crescimento acelerado reflete uma nova realidade na indústria: o excesso de oferta. Na atual economia da atenção, os estúdios de games não competem apenas entre si, mas também com serviços de streaming, aplicativos de redes sociais e outras formas de entretenimento digital, tornando a tarefa de conquistar jogadores significativamente mais difícil.

Para o consumidor casual, este cenário representa uma era dourada de opções, com uma abundância de títulos disponíveis em diversos preços e plataformas. No entanto, para desenvolvedores, especialmente os independentes, esta saturação cria obstáculos consideráveis para se destacar no mercado.

O jornalista comentou:

“O principal problema é a saturação do mercado: só em 2024, mais de 18 mil jogos foram lançados no Steam, quase o dobro de 2020.

Mesmo títulos bem avaliados no Metacritic enfrentam dificuldade para se destacar. Para as grandes empresas, que investem centenas de milhões em projetos que precisam vender muito para se pagar, o cenário se torna cada vez mais desafiador.”

Um desafio adicional vem dos jogos como serviço (live service), que mantêm os jogadores engajados por longos períodos. Títulos como Fortnite representam uma competição constante para novos lançamentos, absorvendo o tempo e recursos financeiros que os consumidores poderiam direcionar para experimentar novos jogos.

SeaA realidade é que a indústria de games enfrenta um paradoxo: o mesmo crescimento que demonstra sua vitalidade também cria novos desafios estruturais que não existiam com a mesma intensidade há apenas cinco anos.

Fonte: GameVicio

Leia também