Pular para o conteúdo
Steam vai encerrar suporte a versões 32-bit do Windows
Games
steam
vai
encerrar
suporte
versões
bit

Steam vai encerrar suporte a versões 32-bit do Windows

Publicado em 19 de setembro de 2025 às 09:23

2 min de leitura

Pouco mais de um ano após deixar de dar suporte oficial ao Windows 7 e ao 8, a Valve anunciou que o Steam vai deixar de funcionar em versões 32-bit do sistema operacional. Segundo a companhia, a partir de janeiro de 2026 só será possível usar a plataforma em desktops que possuam versões 64-bit do software.

Em um anúncio oficial, a companhia explicou que, atualmente, o Steam só tem suporte a 32-bit em algumas instalações do Windows 10. Relatórios da empresa apontam que elas são usadas por somente por 0.01% de seus usuários, o que significa que o fim do suporte oficial deve impactar uma quantidade mínima de pessoas.

Foto: Divulgação/Valve

Além disso, a Valve afirmou que vai continuar dando suporte à versão 64-Bit do sistema operacional, mesmo que ele esteja prestes a chegar ao fim de sua vida útil. Ela também explicou que jogos em 32-bit vão continuar funcionando corretamente após a mudança que será promovida em breve.

Steam também vai abandonar formato 32-bit

O que parece um tanto irônico no anúncio da Valve é que o Steam continua sendo um aplicativo de 32-bit em todas as suas versões. No entanto, a desenvolvedora afirma que isso vai mudar em breve, e é justamente esse o motivo de ela estar encerrando seu suporte às versões mais antigas do Windows.

“As versões futuras do Steam vão rodar somente em versões 64-bit do Windows”, explicou a corporação. “Essa mudança é necessária porque funções centrais do Steam dependem de drivers de sistema e outras bibliotecas que não possuem suporte nas versões de 32-bit”.

Foto: Divulgação/Valve

Em outras palavras, parece que a decisão só aconteceu por circunstâncias que fugiram do controle da empresa. Em tempos recentes, ela tem promovido diversas mudanças e aprimoramentos em sua plataforma, que ganhou recursos como overlays de desempenho e uma nova interface de loja.

Além de continuar aprimorando a maneira como vende jogos, a Valve também está trabalhando em expandir sua presença no mercado de hardwares. Vazamentos indicam que a companhia está investindo em um novo console com SteamOS, que pode ficar conhecido oficialmente como Steam Frame.

A competição continua

Pesquisa da Steam mostra queda em CPUs AMD pela primeira vez desde fevereiro

Fonte: Adrenaline

Leia também