
Switch 2: devs usam Key Card por problemas de performance
Publicado em 5 de setembro de 2025 às 13:27
2 min de leituraFonte: Flow Games
Com o lançamento do Switch 2, um elemento acabou se tornando polêmico: os Game Key Cards, os cartuchos físicos que não contêm o jogo, apenas a licença para baixá-los. Muito se especulou que o preço da mídia é muito alto e por isso as empresas optaram por essa alternativa, mas pode ser que esse não seja o caso – ao menos em algumas situações.
Imagem: Vinícius Munhoz/Flow Games
Switch 2: Key Card pode comprometer desempenho
Recentemente, Rob Banti, engenheiro de áudio da Snowdrop Engine (motor gráfico da Ubisoft) respondeu John Linneman do Digital Foundry e um outro fã sobre o porquê de Star Wars Outlaws ser lançado como um Key Card no Switch 2 em vez de ter a mídia física tradicional.
E, pelo jeito, as suspeitas de John Linneman estavam corretas: no caso de Star Wars Outlaws especificamente, o motivo não foi corte de custos, mas sim a velocidade de transferência de dados do cartucho para o console.
Imagem: Bluesky (Reprodução)
Segundo Rob Banti, durante as conversas sobre a mídia física, o principal problema estava no limite de velocidade, algo que impactaria diretamente a performance do jogo (e não o preço, como muitos pensaram). Aparentemente, o cartucho se comunica com o console via eMMC, que tem um limite de 400 MB/s – como comparação, um SSD SATA (não um NVMe) tem velocidades acima de 500 MB/s.
Dessa maneira, Star Wars Outlaws, um jogo pensado para SSDs e a atual geração de consoles, não conseguiria pegar dados a tempo para que o game funcionasse bem. Segundo Banti, talvez se um jogo for pensado desde o começo para o Switch 2, seja possível ultrapassar essa barreira, mas não foi o caso com Outlaws.
Imagem: Ubisoft
Portanto, pode ser que mais títulos de Switch 2 tenham esse problema no futuro, especialmente ports de atual geração, gerando gargalos de desempenho que interfiram em ter uma mídia física tradicional.
Fonte: via Reddit
Leia também
- Ofertas da Steam: veja 15 jogos por menos de R$ 30
Não é surpresa para ninguém que os jogos estão cada vez mais caros, e infelizmente, a tendência é que aumente com o passar dos anos.
- Pete Hines critica modelos de assinatura por desvalorizar os criadores de jogos
A indústria de jogos passou por uma grande mudança nos últimos anos, com os serviços de assinatura vez fazendo mais parte do modo de consumo dos jogadores.
- Nintendo: jogos para Switch com até 90% OFF na eShop
Parece que tem mais jogos da Nintendo vindo aí em português! A Big N anunciou uma vaga de emprego na área de localização para o nosso idioma, então pode ser que vejamos mais conteúdo da produtora em PT-BR. Falando em games, se liga porque temos mais uma vez um listão com vários jogos para Switch em promoção na eShop,…