
Switch 2 enfrenta possível gargalo de CPU em jogos com Unreal Engine 5, dizem análises
Publicado em 15 de setembro de 2025 às 12:14
2 min de leituraJogos com Unreal Engine 5 no Nintendo Switch 2 provavelmente serão prejudicados pela CPU do console. Algumas atualizações da engine também devem influenciar, levando em consideração as especificações do console, e serão necessárias para implementar alguns dos recursos característicos do motor no console.
Quem fez a análise foi o canal Digital Foundry, que analisou títulos feitos na Unreal 5 e disponíveis para o Nintendo Switch 2: Cronos: The New Dawn, Fortnite e Split Fiction. Eles destacaram como os três jogos não apresentam os principais recursos do motor, como Lumen e Nanite.
Embora tenha sido sugerido antes do lançamento que a CPU do Nintendo Switch 2 não deveria ser um problema para os jogos, os testes sugerem o contrário do anunciado. E a CPU apresenta um desafio não apenas para jogos feitos com Unreal Engine 5.
A demonstração de Elden Ring: Tarnished Edition na Gamescom também sugeriu como a CPU do sistema está impactando significativamente o desempenho. E isso exigirá mais trabalho de otimização para fazer os jogos rodarem em taxas de quadros aceitáveis e jogáveis.
Notícias Relacionadas:
• Marvel’s Wolverine chega em 2026, seguido por jogo do Venom
• Jogador derrota todos os chefes de Hollow Knight: Silksong sem ser atingido
• Problemas com Borderlands 4? “Use o DLSS”, recomenda chefe da Gearbox
Recursos Ausentes
Créditos: Digital Foundry.
A ausência dos recursos Lumen e Naninte em Fortnite, em particular, é bastante reveladora, pois sugere fortemente que o motor ainda não possui uma boa predefinição para fazer um jogo já lançado rodar com esses recursos com desempenho aceitável no novo console da Nintendo.
Recursos avançados como Lumen, Naninte e Virtual Shadow Maps exigem bastante da máquina. Assim, títulos como Cronos: The New Dawn e Borderlands 4, que serão lançados apenas para Nintendo Switch 2 no mês que vem, terão dificuldade para rodar sem problemas em uma CPU como o Ryzen 5 3600.
Créditos: Digital Foundry.
O uso dos recursos levaria a uma variedade de problemas, incluindo travamentos de navegação, que seriam muito piores em uma CPU mais lenta como a do Switch 2.
Desafios do Hardware
Fonte: Adrenaline
Leia também
- O que são plataformas de jogos? Conheça as principais lojas de videogames

Atualmente, cópias digitais de jogos são distribuídas via plataformas de gamesPlataformas de jogos ou gaming platforms são ambientes digitais usados para a distribuição e gestão de games. Em outras palavras, trata-se de um hub que reúne catálogos de jogos à venda, biblioteca de títulos adquiridos, conexões, e serviços…
💬 0 - Assassin’s Creed Shadows chega ao Switch 2 em dezembro e revela novo roadmap

Assassin’s Creed Shadows 2 chega oficialmente ao Nintendo Switch 2 no dia 2 de dezembro, conforme a Ubisoft e Nintendo revelaram. A novidade chega acompanhada da divulgação de um novo roadmap do game, detalhando o que os jogadores podem esperar em updates futuros para o título.
💬 0 - Presidente do Xbox considera jogos exclusivos “antiquados” e defende liberdade entre plataformas

Sarah Bond, atual presidente do Xbox, afirmou recentemente que a ideia de jogos exclusivos em 2025 já está ultrapassada. Em entrevista ao Mashable, ela destacou que os jogadores querem poder acessar seus títulos favoritos independentemente da plataforma.
💬 0