Pular para o conteúdo
Switch 2 enfrenta possível gargalo de CPU em jogos com Unreal Engine 5, dizem análises
Games
switch
enfrenta
possível
gargalo
cpu
jogos

Switch 2 enfrenta possível gargalo de CPU em jogos com Unreal Engine 5, dizem análises

Publicado em 15 de setembro de 2025 às 12:14

2 min de leitura

Jogos com Unreal Engine 5 no Nintendo Switch 2 provavelmente serão prejudicados pela CPU do console. Algumas atualizações da engine também devem influenciar, levando em consideração as especificações do console, e serão necessárias para implementar alguns dos recursos característicos do motor no console.

Quem fez a análise foi o canal Digital Foundry, que analisou títulos feitos na Unreal 5 e disponíveis para o Nintendo Switch 2: Cronos: The New Dawn, Fortnite e Split Fiction. Eles destacaram como os três jogos não apresentam os principais recursos do motor, como Lumen e Nanite.

Embora tenha sido sugerido antes do lançamento que a CPU do Nintendo Switch 2 não deveria ser um problema para os jogos, os testes sugerem o contrário do anunciado. E a CPU apresenta um desafio não apenas para jogos feitos com Unreal Engine 5.

A demonstração de Elden Ring: Tarnished Edition na Gamescom também sugeriu como a CPU do sistema está impactando significativamente o desempenho. E isso exigirá mais trabalho de otimização para fazer os jogos rodarem em taxas de quadros aceitáveis e jogáveis.

Notícias Relacionadas:

• Marvel’s Wolverine chega em 2026, seguido por jogo do Venom

• Jogador derrota todos os chefes de Hollow Knight: Silksong sem ser atingido

• Problemas com Borderlands 4? “Use o DLSS”, recomenda chefe da Gearbox

Recursos Ausentes

Créditos: Digital Foundry.

A ausência dos recursos Lumen e Naninte em Fortnite, em particular, é bastante reveladora, pois sugere fortemente que o motor ainda não possui uma boa predefinição para fazer um jogo já lançado rodar com esses recursos com desempenho aceitável no novo console da Nintendo.

Recursos avançados como Lumen, Naninte e Virtual Shadow Maps exigem bastante da máquina. Assim, títulos como Cronos: The New Dawn e Borderlands 4, que serão lançados apenas para Nintendo Switch 2 no mês que vem, terão dificuldade para rodar sem problemas em uma CPU como o Ryzen 5 3600.

Créditos: Digital Foundry.

O uso dos recursos levaria a uma variedade de problemas, incluindo travamentos de navegação, que seriam muito piores em uma CPU mais lenta como a do Switch 2.

Desafios do Hardware

Fonte: Adrenaline

Leia também