
Trump quer demissão de executiva da Microsoft por “ameaça à segurança”
Publicado em 29 de setembro de 2025 às 10:44
2 min de leituraDonald Trump durante comícioResumo
• Trump pediu demissão de Lisa Monaco, presidente de assuntos globais da Microsoft, alegando risco à segurança nacional;
• Monaco já atuou em cargos estratégicos nos governos Obama e Biden, inclusive na resposta ao ataque ao Capitólio em 2021;
• Microsoft não comentou o caso; situação é delicada, dado que a empresa tenta manter boa relação com o governo Trump.
Agora é a vez de a Microsoft entrar na mira de Donald Trump. Em agosto, o presidente dos Estados Unidos declarou que Lip-Bu Tan deveria deixar de ser CEO da Intel. Recentemente, Trump fez outra declaração do tipo, esta direcionada a Lisa Monaco, presidente de assuntos globais da Microsoft.
Lisa Monaco ocupa a referida função na Microsoft desde julho deste ano. Suas atribuições incluem tratar das políticas de segurança digital e do relacionamento da companhia com lideranças governamentais de diversos países.
Antes de ingressar na Microsoft, Monaco foi procuradora-geral adjunta no governo do presidente Joe Biden. Ela também foi assessora de segurança do governo Barack Obama.
Usando a plataforma Truth Social, o presidente Trump lembrou as posições ocupadas por Monaco nos governos anteriores e, na sequência, criticou a contratação dela, pela Microsoft, em uma posição tão importante:
Monaco foi surpreendentemente contratada como presidente de assuntos globais da Microsoft, em um cargo de alto escalão com acesso a informações altamente sensíveis.
O fato de Monaco ter esse tipo de acesso é inaceitável e não podemos permitir que continue assim. Ela é uma ameaça à Segurança Nacional dos EUA, especialmente considerando os importantes contratos que a Microsoft tem com o governo dos Estados Unidos.
(…) Na minha opinião, a Microsoft deveria rescindir imediatamente o contrato de trabalho de Lisa Monaco.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Monaco atuou junto ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos na resposta aos ataques de apoiadores de Trump ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. Por isso, há quem considere a declaração como uma tentativa de retaliação a uma pessoa a quem o presidente considera inimiga.
Lisa Monaco, atual líder de assuntos globais da Microsoft
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Desmonte revela: por que a Bateria MagSafe do iPhone Air não entrega 100% a mais de carga
O MagSafe Battery Pack do iPhone Air, powerbank magnético que promete prolongar a autonomia do smartphone ultrafino da marca, passou pela análise do iFixit, e revela que esconde limitações importantes sob sua carcaça minimalista.
💬 0 - Trump assina ordem para TikTok ser vendido nos EUA
Trump assina ordem para TikTok ser vendido nos EUAResumo
💬 0 - Windows 10 não morrerá em 2025: Microsoft libera mais 1 ano grátis de suporte na Europa
A Microsoft voltou atrás em sua decisão e estendeu, sem custos, o ciclo de atualizações de segurança do Windows 10 para usuários na Europa. O sistema, que deveria sair de cena em outubro de 2025, seguirá recebendo correções críticas até outubro de 2026 em computadores domésticos da região.
💬 0