Pular para o conteúdo
Ubuntu 25.10 chega com Gnome 49 e kernel 6.17; confira os detalhes
Computação
ubuntu
chega
com
gnome
kernel
confira

Ubuntu 25.10 chega com Gnome 49 e kernel 6.17; confira os detalhes

Publicado em 9 de outubro de 2025 às 11:49

2 min de leitura

Ubuntu 25.10 “Questing Quokka” • Ubuntu 25.10 traz o ambiente Gnome 49, com terminal Ptyxis e visualizador de imagens Loupe como novidades;

• Kernel Linux 6.17, outro recurso oficial, aprimora suporte a hardware AMD e Intel;

• Nova versão do sistema inclui ainda atualizações em apps e ferramentas de desenvolvimento.

Quem busca uma alternativa ao Windows 10, cujo suporte termina na próxima semana, pode encontrar no Ubuntu 25.10 “Questing Quokka” um bom substituto. A nova versão de uma das distribuições mais populares do universo Linux acaba de ser lançada oficialmente com ambiente de desktop Gnome 49 e kernel 6.17.

Desktop Gnome 49 é destaque

Como de hábito, o ambiente de desktop padrão do Ubuntu é o destaque da distribuição. Anunciado oficialmente em setembro, o Gnome 49 faz o Ubuntu 25.10 contar com o Ptyxis, uma ferramenta de terminal mais avançada que suporta, por exemplo, aceleração por GPU e perfis alternáveis.

Firefox e o terminal padrão do Ubuntu 25.10O Nautilus continua sendo o gerenciador de arquivos padrão da distribuição, mas recebeu alguns ajustes, a exemplo da barra de busca, que agora permite que o usuário classifique a sua pesquisa por data ou formato de arquivo usando “tags”.

Ainda em aplicativos, o Loupe agora é o visualizador de imagens padrão do sistema operacional, entrando no lugar do Eye of Gnome. A ferramenta também conta com aceleração por GPU e traz uma interface mais limpa para dar mais espaço às imagens exibidas.

Outra novidade está na tela de bloqueio, que agora pode exibir controles de mídia para pausar ou mudar uma música em reprodução, por exemplo (assim como é possível em celulares).

No Ubuntu 25.10, o Gnome roda por padrão no Wayland, um mecanismo gráfico mais eficiente e seguro. Isso deixa o X11 definitivamente de lado, embora ainda seja possível executar aplicativos para esse mecanismo no Ubuntu (até porque ambientes como Xfce e Mate ainda rodam com o X11).

Busca de arquivos com “tags” no Ubuntu 25.10O que mais o Ubuntu 25.10 traz de novo?

Fonte: Tecnoblog

Leia também