Pular para o conteúdo
“Uma Batalha Após a Outra”: conheça o filme que Paul Thomas Anderson levou 20 anos para fazer
Cinema
uma
batalha
após
outra
conheça
filme

“Uma Batalha Após a Outra”: conheça o filme que Paul Thomas Anderson levou 20 anos para fazer

Publicado em 25 de setembro de 2025 às 18:05

2 min de leitura

Nesta quinta-feira (25), os cinemas brasileiros recebem um dos lançamentos mais aguardados do ano e uma das principais apostas para o Oscar de 2026: Uma Batalha Após a Outra, o décimo filme do diretor californiano Paul Thomas Anderson.

Estrelado por Leonardo DiCaprio e pela novata Chase Infiniti (antes disso, ela só tinha atuado numa série da Apple TV+), o filme é a primeira vez que Paul Thomas Anderson (conhecido como PTA), diretor de clássicos modernos como Boogie Nights, Magnólia e Sangue Negro, tem a seu dispor um orçamento de blockbuster hollywoodiano: Uma Batalha Após a Outra custou de US$ 130 milhões a US$ 175 milhões.

Outra coisa que diferencia Uma Batalha Após a Outra do resto da carreira de PTA é que a megaprodução é um filme de ação, com perseguições de carro, explosões e tiroteios – terreno novo para um cineasta conhecido por dramas e estudos de personagem, como Trama Fantasma ou Embriagado de Amor (a primeira chance que Adam Sandler teve para se provar como ator dramático).

Uma Batalha Após a Outra também é o primeiro filme de Anderson a se passar no presente desde 2002, e bota presente nisso: o filme lida com teorias da conspiração, autoritarismo de extrema direita, surgimento de novos grupos racistas e a crise de imigração nos Estados Unidos.

A Super já assistiu a Uma Batalha Após a Outra e te conta tudo que você precisa saber sobre o filme – sem spoilers, claro.

A batalha compensa

Uma Batalha Após a Outra é inspirado em Vineland, livro do escritor Thomas Pynchon de 1990, editado no Brasil pela Companhia das Letras. PTA é um grande fã do escritor pós-modernista famoso por livros difíceis que falam da paranoia da vida contemporânea – ele já adaptou outro livro de Pynchon, Vício Inerente, para as telonas –, e estava tentando fazer uma adaptação de Vineland há 20 anos.

O diretor, que também roteiriza todos os seus filmes, estava com medo que seu amor pelo livro pudesse atrapalhá-lo no processo de uma boa adaptação cinematográfica. Por isso, ele deixou a ideia de lado e começou a escrever várias histórias independentes, inspiradas no livro. Uma Batalha Após a Outra é uma combinação dessas histórias que ainda mantém alguns elementos de Vineland, como a dinâmica pai-filha e a perseguição estatal.

Uma Batalha Após a Outra gira em torno do relacionamento de Bob (DiCaprio) e Willa Ferguson (Infiniti), um pai com problemas com drogas que vive preso no passado e uma filha que tenta colocá-lo de volta nos eixos. O passado que Bob tanto sente falta é cheio de ação: ele participava de um grupo revolucionário de guerrilha, o French 75, cujo objetivo principal era libertar imigrantes detidos nas fronteiras americanas.

Fonte: Superinteressante

Leia também