
Uma mudança pode aumentar em até 32% o desempenho do ROG Xbox Ally
Publicado em 23 de outubro de 2025 às 09:32
2 min de leituraLançados no dia 16 de outubro, o ROG Xbox Ally e o Xbox Ally X foram recebidos de forma mista. Se por um lado o hardware dos portáteis foi elogiado pela crítica, o desempenho dos aparelhos (principalmente o mais modesto entre eles) e a maneira como o Windows 11 é integrado não foram encarados de maneira tão positiva assim.
No entanto, o canal Cyber Dopamine mostra que a opção pelo sistema operacional traz uma grande vantagem, que pode aumentar em até 32% a quantidade de quadros por segundo de um jogo. Para isso, basta se aproveitar da abertura da plataforma para instalar alguma distribuição do Linux, e, assim, destravar o potencial dos novos portáteis.
Em um vídeo publicado no YouTube, ele mostra que o Xbox ROG Ally X é bastante beneficiado pelo Bazzite, um sistema feito para rodar em portáteis dedicados. Segundo ele, um dos games que mais apresentou melhorias de desempenho é Kingdom Come: Deliverance, mas as vantagens do Linux não ficaram restritas a ele.
Linux traz vantagens para o ROG Xbox Ally em voltagens mais altas
Os testes realizados por Cyber Dopamine mostram que, enquanto as vantagens do Bazzite sobre o Windows 11 são constantes, elas são mais perceptíveis em voltagens mais altas. Kingdom Come: Deliverance 2, por exemplo, roda a 62 FPS no ROG Xbox Ally X modificado, enquanto a versão “de fábrica” atinge os 47 FPS — tudo no modo de 17W.
No entanto, a diferença baixa de 37 para 35 quadros por segundo quando o modo de 13W é utilizado. O canal também mostra testes realizados usando o game Hogwarts Legacy, cujos ganhos de desempenho podem chegar a 24%, dependendo da voltagem utilizada.
Foto: Reprodução/Cyber Dopamine
No entanto, no modo de 13W, o título perde 2,63% de desempenho no Bazzite em relação ao ROG Xbox Ally X usando o Windows 11. Segundo o YouTuber, os ganhos oferecidos pelo sistema alternativo são consistentes, com os picos de quadros por segundo sendo atingidos durante a maior parte de sua jogatina.
Para completar, a instalação da distribuição do Linux também transforma a plataforma em um portátil mais tradicional, facilitando deixá-lo em repouso para retomar uma sessão de jogo posteriormente. A desvantagem é a perda de compatibilidade com alguns games, especialmente aqueles cujos anticheats só funcionam na plataforma da Microsoft.
Caminho que agrada?
Próximo Xbox vai ser "Premium" e com filosofia parecida com a do ROG Ally
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Apple M5 surpreende em jogos: até 290% mais rápido que o M4 em Cyberpunk 2077 com Ray Tracing

Cyberpunk 2077 sempre terá seu lugar ao sol como ferramenta de benchmark por ser um dos videogames mais exigentes de sua época. O título também estabeleceu um novo padrão para sua implementação de ray tracing, capaz de derrubar até mesmo o hardware mais potente.
💬 0 - 2ª temporada de Fallout coloca Lucy e o Ghoul em uma aventura rumo a New Vegas

A segunda temporada de Fallout, adaptação do famoso jogo, promete aprofundar ainda mais a mitologia pós-apocalíptica da série. Depois de apresentar os protagonistas na primeira temporada, Lucy, moradora do Vault interpretada por Ella Purnell; Maximus, o soldado mecânico vivido por Aaron Moten; e o Ghoul radioativo de…
💬 0 - Um pequeno ajuste no mouse pode melhorar sua mira em Battlefield 6

Atingindo médias diárias de mais de 400 mil jogadores no Steam desde sua estreia, Battlefield 6 tem se provado um dos títulos mais populares da história da franquia. No entanto, nem tudo é perfeito no game: muitos jogadores de PC estão descobrindo que suas configurações-padrão de mira nem sempre ajudam a acertar os in…
💬 0