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Universidade vai ensinar história dos EUA usando GTA; entenda
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Universidade vai ensinar história dos EUA usando GTA; entenda

Publicado em 21 de setembro de 2025 às 11:42

2 min de leitura

Em 2026, a Universidade do Tennessee vai inaugurar um curso que promete chamar atenção dentro e fora do mundo acadêmico: a história recente dos Estados Unidos contada através da franquia Grand Theft Auto.

Batizado de “Grand Theft America: U.S. History Since 1980 through the GTA Video Games”, o seminário será conduzido pelo professor Tore Olsson, que já se destacou por aproximar cultura pop e sala de aula ao criar disciplinas sobre Red Dead Redemption e pelo livro Red Dead’s History, acompanhado de audiobook narrado por Roger Clark, voz de Arthur Morgan.

Jogos como lentes da sociedade

A proposta parte de uma premissa ousada: videogames não apenas retratam mundos fictícios, mas ajudam a moldar como enxergamos a realidade. Assim como Red Dead Redemption 2 transformou o imaginário do faroeste e Ghost of Tsushima projetou uma versão visual do Japão feudal, milhões de jogadores associam sua visão da América moderna às cidades de Liberty City e Los Santos.

Não é à toa que turistas relatam um reconhecimento quase instantâneo de bairros de Nova York ou Los Angeles depois de explorá-los no universo digital da Rockstar.

Como será o curso

O objetivo não é “aprender jogando”. Os alunos não precisarão terminar missões ou sequer ter os jogos em mãos. O material será conduzido por Olsson com vídeos, capturas de tela e sessões curtas em sala de aula, sempre como ponto de partida para discussões de temas históricos.

Entre os tópicos centrais estão:

• desigualdade econômica e disparidade salarial;

• imigração e mudanças demográficas;

• expansão da mídia e da cultura digital;

• encarceramento em massa e política criminal.

Segundo Olsson, os últimos 45 anos formam um período histórico coeso para entender a polarização atual nos EUA. Ele lembra que, nos anos 1980, um CEO recebia em média 25 vezes o salário de um funcionário; hoje, o abismo chega a quase 400 vezes. No mesmo intervalo, a população carcerária quadruplicou e o número de imigrantes triplicou.

GTA como linha do tempo

A saga da Rockstar se encaixa como recurso didático, oferecendo recortes narrativos de diferentes épocas:

Fonte: Hardware.com.br – Notícias

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