
Vai ficar mais caro desenvolver para o Xbox, anuncia Microsoft
Publicado em 21 de outubro de 2025 às 14:51
2 min de leituraApós aumentar duas vezes no mesmo ano os custos do Xbox para o mercado consumidor, a Microsoft também vai tornar mais caro desenvolver para o console. Segundo o The Verge, isso vai acontecer como consequência de um reajuste no preço dos kits de desenvolvimento do Series S|X.
Desde que a linha de consoles fez sua estreia, desenvolvedores interessados em trabalhar com ela precisavam pagar US$ 1,5 mil pelo hardware customizado. Agora, esse valor saltou para US$ 2 mil, ou 33% a mais. E, conforme o esperado por quem acompanha declarações corporativas, a companhia atribuiu as mudanças a “desenvolvimentos macroeconômicos”.
Foto: Divulgação/Microsoft
“Continuamos comprometidos em oferecer ferramentas de alta qualidade e dar suporte para seus esforços de desenvolvimento”, afirmou a Microsoft em uma mensagem enviada a parceiros. Questionada pelo The Verge, a fabricante do Xbox ainda não se pronunciou publicamente sobre o reajuste de preços.
Xbox foi bastante afetado pelas tarifas vigentes nos Estados Unidos
Embora a Microsoft não tenha mencionado as decisões recentes do governo dos Estados Unidos em seu anúncio recente, tudo indica que o reajuste foi motivado por elas, ao menos em partes. Recentemente, o país começou a trabalhar com uma taxa de 30% sobre importações da China, país onde a empresa — e diversas outras companhias — concentra suas linhas de produção.
Para evitar ter que fazer novos reajustes no futuro, a corporação inclusive está tomando medidas para levar a produção do Xbox para outros locais. No entanto, esses esforços de diversificação de fontes não são simples, nem rápidos, o que traz consequências diretas aos consumidores — e, agora, a desenvolvedores.
Foto: Divulgação/Microsoft
Além das taxações, outros “desenvolvimentos macroeconômicos” incluem aumentos nos custos de produção, bem como a manutenção da tendência de alta na inflação global. Os kits de desenvolvimento do Series S|X já eram considerados caros para os padrões da indústria, justamente por trazer hardwares que permitiam desenvolver para as duas versões da plataforma.
Os modelos especiais trazem um total de 40 GB de memória GGDR6, mais conexões USB e ferramentas internas para o debug de games. Assim, elas se mostram bastante valiosas para os estúdios que pretendem trabalhar com a plataforma, que podem se ver desestimulados a fazer isso após o reajuste recente.
Mais de 12 estúdios!
Xbox vai realizar evento de quase uma hora dedicado a jogos indie em outubro
Fonte: Adrenaline
Leia também
- EA e Stability AI firmam parceria bilionária para desenvolver IA generativa em jogos AAA

A Electronic Arts fechou uma aliança estratégica com a Stability AI para criar ferramentas de inteligência artificial generativa voltadas a artistas, designers e desenvolvedores de jogos. A parceria promete acelerar a criação de mundos virtuais e redefinir pipelines de produção, mas chega em meio a polêmicas internas…
💬 0 - Helldivers 2 vai segurar novidades para se focar em melhorias de desempenho

Assim como acontece com outros jogos por serviço, Helldivers 2 deve parte de sua popularidade às atualizações de conteúdo constantes que o estúdio Arrowhead faz. No entanto, a empresa decidiu que vai segurar um pouco o lançamento de novidades enquanto lida com alguns aspectos técnicos do título.
💬 0 - Resident Evil Requiem vai pender para o lado mais aterrorizante da série

Com estreia marcada para o final de fevereiro de 2026, Resident Evil Requiem promete ser um jogo que vai explorar o lado mais aterrorizante da série. Em uma entrevista à IGN, o diretor Koshi Nakanishi reconheceu que a franquia também tem um lado mais voltado à ação, mas ele não vai ser muito explorado pela sequência.
💬 0