Pular para o conteúdo
Videojogos portugueses vão estar presentes no Tokyo Game Show
Games
videojogos
portugueses
vão
estar
presentes
tokyo

Videojogos portugueses vão estar presentes no Tokyo Game Show

Publicado em 22 de setembro de 2025 às 11:28

2 min de leitura

O grupo nacional estará no Japão de 25 a 28 de Setembro e far-se-á representar por quatro das suas entidades: a WOWsystems, a Fapptory, a Redcatpig e a Yacooba Lab. A presença do consórcio num dos mais importantes eventos internacionais de videojogos , inserido no mercado da região Ásia-Pacífico, que se estima valer cerca de 143,5 mil milhões de euros e tem mais de 1,7 mil milhões de utilizadores, demonstra o crescente protagonismo português nesta indústria.

As quatro entidades presentes na capital japonesa levarão um conjunto de novos títulos e uma plataforma inovadora para demonstração. A WOWsystems e a Fapptory apostam em Hanno, um jogo de acção e aventura imersivo para PC e consolas, que se desenrola no mundo fictício de Ashar. Os dois estúdios irão também demonstrar The Kause, um jogo de acção para computador onde os jogadores resolvem mistérios e recrutam apoiantes para descobrir traidores e derrubar um regime opressivo.

Por sua vez, a Redcatpig apresentará dois títulos distintos. O primeiro, KEO, é um jogo de acção num mundo pós-apocalíptico de ficção científica, no qual os jogadores se deslocam em carros de combate e constroem o seu próprio equipamento. O segundo, Hoovershock, é um jogo de acção para computador e consolas onde o utilizador controla um drone com armas e poderes impressionantes num cenário colorido e dinâmico.

Já a Yacooba Labs fará a demonstração da plataforma Fourt.io, que procura simplificar a interacção dos utilizadores com a blockchain, tornando-a mais intuitiva e segura. A empresa marca assim uma nova etapa na integração de soluções Web3. Além desta plataforma, a Yacooba Labs fará uma aposta significativa no jogo Ezequiel, que causou sensação na Gamescom 2025 e atraiu o interesse de vários publishers ainda numa fase prematura do projecto.

A presença na Tokyo Game Show tem uma enorme relevância para o mercado dos videojogos, funcionando como um dos principais palcos mundiais para o lançamento, teste e promoção de novos títulos. É uma montra estratégica para a apresentação de novidades ao público e à imprensa internacional, permitindo medir o interesse dos jogadores em novos lançamentos e recolher feedback. Este evento também promove o intercâmbio entre profissionais da indústria, fortalecendo negócios e parcerias internacionais.

O eGames Lab é um projecto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial. O consórcio, que conta com um total de 22 entidades, pretende estabelecer em Portugal um cluster para a indústria criativa dos videojogos, desenvolvendo um sector com capacidade de exportação global. Este objectivo é reforçado por parcerias estratégicas com potências académicas e tecnológicas como a Universidade Carnegie-Mellon, a Amazon Web Services GameTech, a Sony PlayStation e a Alienware da Dell , o que fortalece significativamente a presença de Portugal na arena internacional dos jogos.

Fonte: PCGuia (PT-PT)

Leia também