
Visa diz que transações falsas são quase o dobro das genuínas
Publicado em 9 de outubro de 2025 às 09:59
2 min de leituraLevantamento indica que golpistas miram valores altos • Visa relatou que transações fraudulentas são quase o dobro das genuínas, com valor médio de R$ 1,2 mil, ante os R$ 740 de compras reais.
• A empresa de serviços financeiros afirma que as principais táticas de criminosos incluem falsos testes de cartão e roubo de contas.
• Segundo o levantamento, 55% das fraudes vêm de dispositivos móveis.
O valor médio das tentativas de fraude no e-commerce brasileiro foi 60% maior que o de transações legítimas no primeiro semestre de 2024, segundo levantamento da Visa Acceptance Solutions. O estudo, feito pela área focada em soluções de pagamentos da multinacional, aponta ainda que 55% das fraudes partiram de dispositivos móveis.
Em um evento da empresa, Gustavo Carvalho, vice-presidente da Visa Added Services (VAS) no Brasil, detalhou os números. Segundo o executivo, o tíquete médio de uma transação fraudulenta foi de R$ 1,2 mil, enquanto o de uma compra genuína ficou em R$ 740. Além disso, 90% das contestações só acontecem 45 dias após a transação ocorrer.
O estudo também mapeou os estados que mais concentram o volume de golpes, com São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná liderando o ranking.
O aumento nos golpes ou tentativas de fraudes digitais no Brasil, fez com que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fechassem uma parceria no início deste ano.
Como os golpes acontecem?
Golpistas recorrem à engenharia social para ter acesso aos dadosDurante a apresentação, Carvalho explicou as duas principais táticas usadas pelos fraudadores atualmente. A primeira é o “teste de cartão”, onde criminosos realizam compras de baixo valor para verificar se os dados de um cartão roubado estão ativos antes de aplicar um golpe maior.
A segunda é o “roubo de contas”, no qual, por meio de engenharia social, o golpista assume o controle da conta de um usuário em uma loja online para utilizar os dados de pagamento salvos.
O executivo destacou que a recomendação, hoje, é que as empresas adotem um modelo de zero trust, ou seja, em que nem mesmo o cliente é confiável. Segundo ele, o perímetro de segurança das empresas se expandiu para além dos escritórios, já que atualmente os acessos acontecem de qualquer lugar, principalmente via celular.
IA no combate às fraudes
Fonte: Tecnoblog
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