
Você teria? Este suporte sobe, desce e gira o seu notebook
Publicado em 5 de setembro de 2025 às 15:13
2 min de leituraFonte: Tecnoblog
Suporte utiliza a webcam do notebook para rastrear o rosto do usuário (GIF: reprodução)
• Lenovo apresentou o Smart Motion Concept, um suporte motorizado para notebooks que se ajusta automaticamente ao rastrear o rosto do usuário.
• O dispositivo inclui controle por voz, gestos e controle remoto, além de ventoinhas de resfriamento e hub USB integrado.
• Ainda conceitual, a proposta foca em ergonomia e acessibilidade, auxiliando também pessoas com mobilidade reduzida.
Depois do notebook com tela giratória, chegou a vez da Lenovo apresentar mais novidades nesta sexta-feira (05/09). Se trata do Smart Motion Concept, um protótipo de suporte motorizado para notebook que ajusta sozinho a posição rastreando o rosto do usuário.
Assim como o portátil diferentão, o acessório foi revelado pela fabricante durante a tradicional feira de tecnologia IFA 2025, em Berlim. O suporte consegue manter a tela em altura e ângulo mais ergonômicos para os olhos, visando melhorar a postura e a experiência em videoconferências, por exemplo.
O que mais o suporte da Lenovo oferece?
Acessório visa melhorar a acessibilidade e saúde postural (imagem: divulgação/Lenovo)
O conceito demonstrado no evento propõe uma solução dinâmica para a postura do usuário que fica muitas horas em frente ao computador. O suporte pode executar movimentos em múltiplos eixos: ele se eleva e abaixa verticalmente, gira horizontalmente e inclina a base do notebook para frente e para trás.
A principal funcionalidade é o rastreamento automático, que detecta a posição do rosto do usuário usando a webcam do laptop e comanda os motores. O produto acompanha os movimentos quando a pessoa se ajusta na cadeira, se levanta ou se move ao redor da mesa de trabalho, como mostra o vídeo abaixo publicado pelo Impress Watch.
Segundo a Lenovo, o sistema também funciona integrado aos microfones e alto-falantes do computador para habilitar recursos adicionais.
A conexão entre o suporte e o notebook é feita via USB, permitindo que um software dedicado gerencie a comunicação e os comandos. Essa integração de hardware e software é o que possibilita a precisão dos movimentos e os múltiplos modos de controle.
Comandos de voz, gestos e controle remoto
Além do rastreamento facial autônomo, o suporte de notebook inteligente pode ser controlado de outras maneiras. A empresa informou que o protótipo é compatível com comandos de voz e também com um controle remoto dedicado.
Leia também
- ChatGPT Atlas: tudo o que você precisa saber sobre o navegador da OpenAI

A OpenAI oficializou nesta terça-feira (21) o lançamento do ChatGPT Atlas, seu primeiro navegador web com inteligência artificial nativa. O produto coloca a empresa de Sam Altman em rota de colisão direta com gigantes consolidados como Google Chrome e Apple Safari, prometendo reinventar a forma como interagimos com a…
💬 0 - Anel inteligente vai avisar quando você estiver à beira de um burnout

Anel inteligente da Oura ganha atualização que monitora a saúde do usuárioResumo
💬 0 - Apple M5: 5 detalhes técnicos que você precisa saber sobre o novo chip

A Apple expandiu seu ecossistema de silício proprietário com o lançamento do M5, chip que agora equipa o novo MacBook Pro de 14 polegadas, o iPad Pro renovado e a segunda geração do Apple Vision Pro. É a primeira vez que a empresa implementa a mesma arquitetura em três categorias de produtos simultaneamente, sinalizan…
💬 0