
X-Men | Afinal, quais são os poderes de Apocalipse?
Publicado em 1 de fevereiro de 2026 às 20:05
6 min de leituraApocalipse é um dos mutantes mais poderosos que já existiu, e durante muito tempo considerado "o primeiro mutante". Seu corpo, mente e poderes foram aprimorados ao longo de milênios, até se tornarem praticamente imbatíveis.
Ok, isso todo mundo meio que sabe. Mas afinal, qual é a mutação primária do Apocalipse? Quais são os seus poderes? No vídeo de hoje, vamos detalhar um por um os poderes de En Sabah Nur — da sua origem mutante à fusão com a tecnologia dos Celestiais.
Quem é En Sabah Nur
Apocalipse nasce como En Sabah Nur, no Egito, por volta de 3.000 a.C. Desde bebê, já era único, com sua pele acinzentada e marcas faciais distintas. Seu potencial ilimitado é notado desde cedo pelo líder de um bando de nômades do deserto, que o adota e o ensina a filosofia da sobrevivência do mais apto — uma ideia que guia todas as ações de Apocalipse até hoje.
Ao longo dos milênios, ele caminha pela Terra como um messias mutante, incentivando populações inteiras a adorá-lo como divindade, influenciando momentos cruciais da história e moldando o universo Marvel como o conhecemos.
Ele enxerga os humanos como inferiores. Após séculos realizando testes com a espécie, chega à conclusão de que os mutantes são superiores e segue sua missão implacável de eliminar os mais fracos.
Alteração biomolecular
A mutação primária de Apocalipse lhe concede controle absoluto sobre cada molécula do seu corpo. Com esse controle, seu corpo se adapta a qualquer adversidade, podendo alterar a própria estrutura física em nível molecular. Ele consegue alongar membros, mudar de forma, e até alterar seu tamanho.
Durante o combate, transforma braços em espadas, canhões de plasma e o que mais for necessário. Ele resiste a ambientes extremos e até a explosões. Sua força física ultrapassa milhares de toneladas, com velocidade comparável à do Mercúrio. Em resumo: o poder dele é que seu corpo inteiro é uma arma.
Conexão com os Celestiais
No Universo Marvel, os mutantes são apontados como o próximo estágio lógico da evolução humana. Levando em conta que os Celestiais se aproximaram de Apocalipse para garantir que a vida na Terra avançasse em direção ao rumo evolutivo pretendido, parece que eles compartilham essa crença.
Ao se aproximarem de Apocalipse, os Celestiais concederam a ele tecnologia cósmica, ampliando ainda mais os poderes de En Sabah Nur. Ele teve a chance de fundir seu corpo com essa tecnologia ao embarcar em uma nave Celestial que estava encalhada na Terra. Isso só foi possível graças à sua habilidade de manipular moléculas.
Apocalipse basicamente recebeu a responsabilidade de completar o que ele já pretendia fazer: criar um mundo onde apenas os mais fortes sobrevivessem. Os deuses espaciais forneceram a ele todos os recursos necessários para cumprir esse propósito. Esses poderes celestiais transformaram seu corpo, concedendo-lhe uma espécie de atualização. A armadura que ele usa, frequentemente vista nos quadrinhos, é uma das tecnologias fornecidas pelos Celestiais.
Manipulação de energia
Apocalipse parece ter acesso a uma fonte quase ilimitada de energia bruta, provavelmente vinda de outra dimensão. Ele projeta essa energia em rajadas destrutivas e pode criar campos de força muito mais poderosos do que qualquer armamento moderno.
Além disso, é capaz de absorver grandes quantidades de energia — já chegou a sugar toda a força dos raios ópticos de Ciclope, deixando o herói sem poder por meses. Ele pode energizar o próprio corpo, e assim já rompeu os campos de força da Mulher Invisível, resistiu à telecinese de Jean Grey e não se abalou com os raios de Tempestade.
Telecinese e Telepatia
Apocalipse possui capacidades telecinéticas comparáveis às dos mutantes mais poderosos. Seu controle mental sobre objetos e seres vivos é notável, e ele já demonstrou a capacidade de erguer mais de 100 toneladas com a mente. Sua telecinese também lhe permite voar em velocidades supersônicas.
E para completar o combo mental, ele possui telepatia. Com seus poderes mentais, Apocalipse consegue absorver informações, projetar sua consciência e até transferir sua mente para outros corpos. Já derrotou Jean Grey em um confronto telepático dentro da mente de Cable — o que é um feito gigantesco, já que Jean é uma das maiores telepatas do planeta.
Apocalipse pertence à subespécie mutante chamada de Externos — um grupo de mutantes verdadeiramente imortais. Vive há mais de 5 mil anos, e sua longevidade é evidente. Mesmo antes de receber aprimoramentos tecnológicos, já era imortal por natureza. Ele sobrevive a ferimentos fatais com o auxílio da tecnologia celestial, e mesmo quando seu corpo é destruído, sua consciência sobrevive.
Além de controlar o mundo físico e mental, Apocalipse também interage diretamente com as tecnologias mais avançadas, obtendo controle sobre praticamente qualquer máquina. Com sua inteligência absurda e domínio da tecnologia celestial, consegue se fundir totalmente com essas ferramentas, ampliando ainda mais seus poderes. Isso lhe permite estabelecer conexões mentais com a tecnologia, tornando-se uma ameaça imbatível.
Concessão de poderes
A concessão de poderes é uma de suas habilidades mais temidas, pois permite que ele crie os Cavaleiros do Apocalipse. Utilizando seu domínio sobre mutações e sua armadura tecnológica, ele pode conceder poderes absurdos a praticamente qualquer mutante. Esses cavaleiros — normalmente representando Peste, Guerra, Fome e Morte — passam a seguir sua filosofia e obedecem cegamente. Já transformou personagens como Hulk, Wolverine e Gambit em seus servos.
Além disso, Apocalipse desenvolveu um soro a partir de seu próprio sangue, apropriadamente chamado de “Sangue de Apocalipse”. Esse soro foi criado para curar mutantes que fossem afetados por doenças, e também era oferecido àqueles mutantes que decidissem se juntar à sua causa, concedendo a eles mais poder.
O poder do sangue é tão forte que o vírus tecno-orgânico presente nele pode, literalmente, reconstruir um corpo para Apocalipse. Usando uma mistura de órgãos, sangue e matéria biológica, tudo o que é necessário é uma única gota do sangue para reescrever o código genético de alguém e gerar um novo corpo.
Resistência psíquica
Com uma mente quase indestrutível, Apocalipse desenvolve um controle mental tão absoluto que resiste até aos telepatas mais poderosos. Sua confiança é inabalável, e ele bloqueia interferências com facilidade. Jean e Xavier, por exemplo, não conseguem sequer arranhar sua mente. Quem tenta, acaba sofrendo ainda mais com a dor causada pelo esforço.
Em sua jornada tirânica, a capacidade de se mover instantaneamente pelo tempo e espaço é essencial. Então, sim, Apocalipse teletransporta a si mesmo e outros com extrema facilidade, já tendo movido até fortalezas inteiras de uma só vez. Seja uma habilidade mutante ou fruto da tecnologia celestial, é algo extremamente poderoso e prático.
Absorção de Poderes
E por fim, ele também possui absorção de poderes, que talvez esse seja o maior segredo de sua força. Apocalipse é capaz de localizar mutantes poderosos e absorver suas habilidades de forma permanente. Diferente da Vampira, ele mantém essas habilidades à sua disposição para sempre. Considerando que já viveu mais de 5 mil anos, é impossível saber quantos poderes ele já acumulou.
• Os romances mais polêmicos dos X-Men
• Por que os X-Men tem medo do Homem de Gelo
• Todos os poderes do Noturno, explicados
O post X-Men | Afinal, quais são os poderes de Apocalipse? apareceu primeiro em O Vício.
Fonte: O Vicio
Leia também
- Os poderes do Ciclope são mais bizarros do que você pensa

Se tem um X-Men que sempre foi subestimado, mas que guarda um dos conjuntos de poderes mais insanos de todo o universo Marvel, esse mutante é o Ciclope. Pra muita gente, ele é só “o cara das rajadas pelos olhos”. Mas a verdade é que os poderes de Scott Summers são muito mais complexos… e, em alguns casos, completament…
💬 0 - X-Men | Todos os poderes da Tempestade, explicados

Embora alguns esqueçam disso, Tempestade é uma das personagens mais poderosas de todo o universo Marvel. Essa mutante tem a capacidade de influenciar as condições climáticas, mas seus poderes vão muito além da simples manipulação do clima.
💬 0 - Todos os poderes do Noturno, explicados

Um mutante que carrega um fardo entre fé e aparência demoníaca, é Kurt Wagner, o Noturno. O mutante azul que muitos enxergam como uma criatura das trevas preferia, na verdade, uma vida de sacerdote devoto. Ele surgiu em Giant-Size X-Men #1, em 1975, parte de uma tentativa bem-sucedida da Marvel de reformular os X-Men…
💬 0