
YouTube permitirá ocultar sugestões no fim de vídeos
Publicado em 24 de setembro de 2025 às 16:21
2 min de leituraAinda não haverá uma opção para esconder recomendações automaticamente em todos os vídeosResumo
• O YouTube introduzirá um botão “Ocultar” para esconder sugestões no fim dos vídeos.
• A marca d’água do canal na versão web não terá mais o botão de inscrição, considerado redundante.
• Testes indicam que ocultar sugestões reduz visualizações em apenas 1,5% e que 0,05% das inscrições vinham do botão da marca d’água.
O YouTube terá um botão para dispensar as recomendações de conteúdo que aparecem no encerramento dos vídeos (e muitas vezes atrapalham os segundos finais). No entanto, não é o fim definitivo dessas sugestões.
A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (24/09), sem um cronograma de lançamento. Quando estiver disponível, haverá um botão “Ocultar” para esconder as recomendações. Ele se transforma em “Mostrar” após clicado, caso você queira que as sugestões apareçam novamente.
Outra mudança na tela final dos vídeos envolve a marca d’água do canal. Na versão web, o YouTube não mostrará mais o botão para se inscrever — o Google considera que ele é redundante, já que a mesma opção aparece abaixo do player de vídeo.
Não é o fim das recomendações
Para a tristeza de alguns, o YouTube explica que a opção vale individualmente. Isso significa que clicar em “Ocultar” esconde apenas as sugestões daquele vídeo, não da plataforma inteira. A ideia é recorrer a essa solução apenas quando as recomendações realmente estão atrapalhando o conteúdo.
Segundo a empresa, as mudanças foram feitas a partir do feedback da comunidade — usuários disseram que, muitas vezes, querem minimizar as distrações e se concentrar no conteúdo.
YouTube promete que impacto será mínimo para produtores
A plataforma de vídeos do Google destacou alguns dados para tranquilizar os criadores de conteúdo. Segundo a empresa, em testes realizados globalmente em smartphones entre março e julho de 2025, a opção de esconder sugestões resultou em uma queda de apenas 1,5% nas visualizações vindas desses links.
Além disso, a companhia afirma que apenas 0,05% das inscrições de canais vinham do botão da marca d’água. Por isso, o impacto deve ser mínimo, e os produtores continuam com a opção de colocar encerramentos de até 20 segundos, como forma de promover outros conteúdos e conseguir mais inscritos.
Com informações do YouTube e do Verge
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Microsoft: novo resfriamento reduz calor de chips de IA em até 3 vezes
Sistema de resfriamento reduz em 65% o aumento de calor em GPUsResumo
💬 0 - Instagram permitirá que usuário ajuste recomendações de conteúdo
Instagram permitirá que usuário ajuste recomendações de conteúdoResumo
💬 0 - Mais vídeos do YouTube terão áudio dublado
YouTube anunciou o lançamento oficial da ferramenta de dublagem automática
💬 0