Pular para o conteúdo
Zorin OS 18: distro Linux chega com proposta de substituir o Windows 10
Computação
zorin
distro
linux
chega
com
proposta

Zorin OS 18: distro Linux chega com proposta de substituir o Windows 10

Publicado em 16 de outubro de 2025 às 11:49

2 min de leitura

Zorin OS 18 • Zorin OS 18 é baseado no Ubuntu 24.04.3, possui kernel Linux 6.14 e oferece suporte até 2029;

• Distribuição tem interface similar ao Windows 10, e pode atrair usuários que procuram alternativas a esse sistema;

• Zorin OS 18 suporta aplicativos Windows via Wine 10.0 e oferece versões Core (gratuita), Pro (paga) e Education (gratuita).

O dia 14 de outubro marcou o fim do suporte ao Windows 10. Mas a data também serviu para o lançamento do Zorin OS 18. Coincidência? Provavelmente, não. A nova versão da distribuição chega justamente com a proposta de substituir o agora descontinuado sistema operacional da Microsoft.

O que o Zorin OS 18 oferece?

O Zorin OS 18 é baseado no Ubuntu 24.04.3, tem kernel Linux 6.14 e oferece suporte de longe prazo (LTS), garantido até junho de 2029. As diferenças entre os dois projetos ficam visíveis no ambiente de desktop padrão: o Zorin OS 18 conta com uma implementação bastante modificada do Gnome 46.

Visual padrão do Zorin OS 18Essa modificação faz a interface ter uma organização que remete ao Windows 10. Há uma espécie de barra de tarefas com um menu de início à esquerda, enquanto o lado direito abriga o relógio, bem como atalhos para funções básicas, a exemplo dos controles de áudio e de redes Wi-Fi.

Tão ou mais interessantes são as opções de organização de janelas que o Zorin OS 18 oferece, recurso útil especialmente para quem tem um monitor ou notebook com tela grande. Basta arrastar uma das janelas abertas para o topo que as opções de organização aparecem imediatamente. Na sequência, basta escolher a que mais te agrada.

Opções de organização de janelas no Zorin OS 18Ainda sobre a interface, o tema padrão Zorin OS 18 exibe fundo branco e cinza, e pastas e elementos de seleção na cor azul. Mas também é possível escolher um tema com detalhes em amarelo, bem como outro com elementos em tons de marrom. Todos os temas, incluindo o padrão, têm um modo escuro.

A distribuição também traz um bom conjunto de aplicativos, a exemplo do navegador Brave, da suíte LibreOffice, e das ferramentas nativas de calculadora, agenda e gerenciamento de arquivos.

O sistema operacional oferece ainda o Web Apps, modo muito conhecido na distribuição Linux Mint que transforma qualquer site em um aplicativo para desktop.

Fonte: Tecnoblog

Leia também