
50 tons de verde
Publicado em 17 de outubro de 2025 às 12:00
1 min de leituraCarta ao Leitor da edição 480, de outubro de 2025.
A primeira vez que a Super deixou de ser vermelha foi em 2007. Era uma edição verde, 100% dedicada ao clima.
A decisão não tem muito segredo. Naquela época, já se sabia sobre a urgência de resolver o aquecimento global. Publicamos outras cinco capas verdes, uma por ano, até 2012.
Todas elas, desde sexta (17), estão disponíveis no app GoRead (obrigado, Acervo Abril!). É uma viagem no tempo bacana, mas também um tanto frustrante. Afinal, depois de todo esse tempo, parece que não movemos um dedo para resolver o problema.
Não é bem verdade. Desde o Acordo de Paris, em 2015, o mundo deu alguns passos em direção à descarbonização. Só que foram passos tímidos. Muito tímidos. Nesse ritmo, não dá. Ou aumentamos o pace agora ou não conseguiremos continuar andando.
AS MAIS LIDAS DA SEMANA
Toda sexta, uma seleção das reportagens que mais bombaram no site da Super ao longo da semana.
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters pela manhã de segunda a sexta-feira.
Salvar o clima é o desafio mais difícil da História. Ponto. Dureza, mas tem jeito. É o que você verá na reportagem de capa do Bruno Carbinatto e do Eduardo Lima, resultado de uma apuração ímpar de meses devorando livros e relatórios, além de entrevistas com alguns dos maiores especialistas climáticos do planeta.
Para lê-las, basta clicar no link:
Fonte: Superinteressante
Leia também
- Da planta ao copo: a história da tequila
A uma hora e meia de carro da Cidade do México fica Tepoztlán, um simpático município cercado por montanhas. Tem apenas 14 mil habitantes – mas, aos finais de semana, as ruas de pedra-sabão se enchem de turistas atrás de roupas, comidas típicas e todo tipo de quinquilharia.
💬 0 - Técnica transforma lixo plástico em gasolina
Pode não parecer, mas há sérios desafios envolvidos na reciclagem do plástico: dependendo do tipo dele, a reciclagem muitas vezes é técnica ou economicamente inviável. Mas um grupo de cientistas americanos, alemães e chineses pode ter encontrado a solução: eles inventaram um método (1) que transforma lixo plástico num…
💬 0 - O que é a “síndrome do Nobel”?
O americano Linus Pauling levou a medalha de Química em 1954 por desvendar como as ligações químicas ocorrem entre átomos; em 1962, ele também ganhou o Nobel da Paz por seu ativismo contra testes nucleares. Pouco depois, porém, Pauling fundou a chamada “medicina ortomolecular”, uma área que hoje sabemos que tem inúmer…
💬 0