
82,6% dos brasileiros são otimistas com a IA no ambiente de trabalho
Publicado em 8 de setembro de 2025 às 12:00
2 min de leituraFonte: Tecnoblog
LinkedIn divulga estudo sobre IA (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
• Trabalhadores brasileiros demonstram alto otimismo e confiança na inteligência artificial, segundo pesquisa do LinkedIn conduzida pela Censuswide.
• A IA é considerada mais útil para auxiliar na criação de conteúdos do que para tomada de decisões.
• O estudo aponta que 67,3% dos brasileiros veem a IA como oportunidade para explorar novas trajetórias profissionais, e 75,2% acreditam na expansão de oportunidades inclusivas.
• 59,9% pagam para aprender sobre IA e 76,1% usam recursos gratuitos.
O LinkedIn divulga hoje uma pesquisa sobre o interesse dos trabalhadores pela inteligência artificial. Os entrevistados do Brasil lideram o otimismo e a confiança no ChatGPT, Gemini, Copilot e outras ferramentas do tipo. Não por acaso, 82,6% das pessoas disseram que a IA pode melhorar sua rotina de trabalho. É o maior índice entre os 14 países pesquisados.
O Brasil ocupa a segunda posição (42,5%) no chamado uso com confiança da IA, atrás apenas da Índia (43,5%). Também é o país em que as pessoas menos relataram a sensação de despreparo diante das mudanças que a IA deve trazer nos próximos três a cinco anos. De acordo com o LinkedIn, este é um indicativo de que o país se sente preparado para o que está por vir.
“Existe não só entusiasmo, mas também uma aplicação concreta das tecnologias de inteligência artificial no dia a dia”, disse Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para o Brasil, em nota enviada à imprensa. Ele cita a combinação de curiosidade, adaptabilidade e abertura para o novo.
Os novos dados surgem num contexto de avanço da adoção da IA. O ChatGPT, por exemplo, revelou em agosto que os brasileiros enviam 140 milhões de mensagens por dia e estão no top 3 de nações que mais utilizam a ferramenta.
Pesquisa do LinkedIn ouviu pessoas de 19 países (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Agora que muita gente já conhece esta tecnologia, que nos acompanha há quase três anos, o estudo se debruça sobre seus principais usos. Ele mostra que 73,7% dos participantes acreditam que a IA é mais útil para redigir ou auxiliar na criação de materiais do que para tomar decisões.
Quase seis de cada dez entrevistados (59,9%) até mesmo pagam para aprender sobre IA. Um índice ainda maior (76,1%) se vale de recursos gratuitos para aprender sobre essa novidade.
O mercado de trabalho está em ebulição por causa da IA, com direito a empresas que fazem movimentos em direção ao chamado AI First. A Salesforce, dos Estados Unidos, anunciou na semana passada que cortou 4 mil empregos da área de suporte e passou a usar inteligência artificial.
Como será daqui para frente? É difícil prever, mas 67,3% dos participantes do Brasil concordam que a ascensão da IA permite considerar outras trajetórias profissionais — inclusive o empreendedorismo. E 75,2% creem que a IA vai expandir as oportunidades para pessoas com origens e experiências diversas.
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