
Agentes de IA do Windows 11 vão pedir permissão para acessar arquivos pessoais
Publicado em 17 de dezembro de 2025 às 11:30
2 min de leituraUma nova versão do Windows 11, já disponível para Windows Insiders, mostra que agentes de IA do sistema – como o Copilot, por exemplo – vão pedir permissão expressa do usuário para acessar seus arquivos pessoais. A Microsoft confirma isso nas notas do update e já temos uma captura de tela mostrando como vai funcionar essa confirmação.
Como mostra a imagem abaixo, quando um agente de IA do Windows 11 precisa de acesso aos arquivos pessoais do usuário, aparece uma janela pedindo permissão. A pessoa pode escolher entre permitir uma única vez, apenas para executar a função solicitada; permitir sempre ou não permitir no momento – que será alterado para “nunca permitir”.
O esclarecimento vem depois que um update em 5 de dezembro trouxe funções experimentais para os recursos de agentes de IA onde eles teriam acesso a arquivos do usuário. A Microsfot explica que esses agentes trabalham num “workspace agêntico”, diferente do workspace normal do Windows 11 para o usuário.
O sistema pode, no entanto, oferecer acesso aos arquivos do workspace padrão, então teremos essa janela pedindo autorização de maneira direta quando isso acontece.
Usuários podem permitir acesso a todas as pastas conhecidas do Windows 11 ou nenhuma
Windows Insiders que quiserem testar as funções experimentais dos agentes de IA no Windows 11 poderão definir permissões para cada um deles. Ou seja, o usuário pode permitir que o Copilot acesse os arquivos, mas o Researcher não, por exemplo.
No entanto, a pessoa não pode escolher quais das “pastas conhecidas” serão acessadas. Ou a permissão é oferecida para todas as seis, ou nenhuma.
As “pastas conhecidas” do Windows são as famosas do padrão que já vêm prontas no sistema. Como aparece na imagem, temos a Área de Trabalho, Documentos, Downloads, Música, Imagens e Vídeos.
• Programador cria script para remover todos os recursos de IA do Windows 11 facilmente
• Além de abrir brechas de segurança, agentes de IA do Windows 11 alucinam
• IA agêntica do Windows 11 abre portas para malwares, alerta Microsoft
As novas opções e funções experimentais dos agentes de IA estão disponíveis nas preview builds 26100.7344 (ou mais recente) do Windows 11 24H2 e 26200.7344 (ou mais recente) do 25H2.
Fonte: Adrenaline
Leia também
- China cria substituta para BIOS do computador

Consórcio de empresas chinesas desenvolveu novo firmware para computadoresResumo
💬 0 - EUA avaliam bloquear exportações de software para a China em resposta a restrições de terras-raras

A administração Trump está considerando uma medida que pode redefinir o comércio tecnológico global: limitar exportações de produtos que contenham ou sejam fabricados com software americano para a China, informa a Reuters. A proposta, que abrange desde notebooks até motores de aeronaves, surge como resposta ao recente…
💬 0 - Anatel cria laboratório para combater provedores clandestinos ligados ao crime organizado

A Anatel anunciou a criação de um laboratório de inteligência em parceria com o Ministério da Justiça, especificamente desenhado para desarticular redes clandestinas de provedores de internet que têm financiado e facilitado operações do crime organizado em comunidades de todo o país.
💬 0