Pular para o conteúdo
Atualização do Windows 11 faz modo de recuperação do sistema falhar
Computação
atualização
windows
faz
modo
recuperação
sistema

Atualização do Windows 11 faz modo de recuperação do sistema falhar

Publicado em 20 de outubro de 2025 às 16:08

2 min de leitura

Notebook com Windows 11 • Atualização de outubro do Windows 11 (KB5066835) fez o Ambiente de Recuperação parar de reconhecer dispositivos USB;

• O bug não afeta o funcionamento normal do sistema, apenas o modo de recuperação;

• Microsoft reconheceu o erro e promete lançar uma correção em breve.

O Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE) é um recurso que permite ao usuário identificar e solucionar problemas que impedem a inicialização ou o funcionamento normal do sistema operacional. Mas uma atualização recente do Windows 11 tem feito esse mecanismo não funcionar corretamente.

Chega a ser irônico, afinal, um dos propósitos das atualizações de sistema é corrigir falhas, não causá-las. Mas foi exatamente isso o que aconteceu com Patch Tuesday de outubro do Windows 11, liberado na semana passada pela Microsoft.

O Patch Tuesday consiste em um conjunto de atualizações de segurança para Windows (e outros softwares) que a Microsoft usualmente libera na segunda terça-feira de cada mês.

Na última edição, mais de 170 falhas foram corrigidas. Mas a própria companhia reconheceu que o pacote causou um bug que prejudica o uso de dispositivos USB no WinRE:

Após instalar a atualização de segurança do Windows lançada em 14 de outubro de 2025 (KB5066835), dispositivos USB, como teclados e mouses, não funcionam no Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE).

Se nem ao menos o teclado funciona, passa a não ser possível conduzir a recuperação do sistema operacional.

Ambiente de Recuperação do WindowsComo lidar com esse problema?

Que fique claro que o problema não prejudica o funcionamento do Windows 11 em condições normais de uso. A falha em questão impede apenas o funcionamento de dispositivos USB no Ambiente de Recuperação do Windows, modo que só precisa ser acessado se o sistema operacional tiver alguma dificuldade de inicialização.

O ideal, portanto, é aguardar que a Microsoft libere uma correção para o problema, o que não deve demorar muito, afinal, a companhia já admitiu a existência da falha e já trabalha em uma solução.

Fonte: Tecnoblog

Leia também