Pular para o conteúdo
Fim do Windows 10 faz aumentar a procura por drives de Blu-ray
Computação
fim
windows
faz
aumentar
procura
por

Fim do Windows 10 faz aumentar a procura por drives de Blu-ray

Publicado em 18 de outubro de 2025 às 19:14

2 min de leitura

O momento finalmente está chegando: fim do Windows 10 faz aumentar a procura por drives de Blu-ray! E, com isso, foi constatada uma revelação importante: os consumidores japoneses não parecem empolgados para um futuro com somente mídias digitais.

Lojas no bairro de Akihabara, em Tóquio, registram um crescimento significativo na procura por drives ópticos, um acessório que muitos consideravam obsoleto.

A transição forçada para o Windows 11 está levando os consumidores a buscarem formas de manter o acesso às suas coleções de mídia física em seus novos sistemas.

Qual é a ligação entre o novo Windows e drives de Blu-ray?

Para quem não está entendendo a ligação entre as duas situações, a adoção do novo sistema operacional (SO) e a necessidade de comprar novos drives, a resposta é esta: normalmente é preciso trocar o PC para um mais moderno, com TPM 2.0, para ser compatível com o W11.

Sendo assim, ao trocar de computador por um mais moderno, os japoneses ainda estão tentando preservar a compatibilidade com mídias físicas.

Contudo, nem tudo é fácil, pois com a ascensão de gabinetes sem o espaço para baias de disco, muitos são obrigados a adquirir um leitor externo (normalmente menos robusto do que o interno).

De toda forma, explicarei com mais detalhes sobre esses tópicos no restante da matéria, que é baseada em informações veiculadas pelo site japonês IT Media.

Akihabara / Unsplash

• Comprar unidade de disco do PS5 por R$ 543,21 (com cupom ACESSORIOSPLAY)

• Link de compra do leitor de Blu-ray Sony BDP-S6700 com descontão!

• Comprar agora o gravador de Blu-ray, DVD e CD externo

Por que os drives ópticos voltaram a ser procurados no Japão?

Voltando ao assunto principal, conforme explicado acima, a reportagem do site asiático identificou que a procura por drives de DVD e Blu-ray disparou paralelamente ao aumento das vendas do Windows 11.

Fonte: Adrenaline

Leia também