
Borderlands 4 estreia com duras críticas de usuários no Steam
Publicado em 12 de setembro de 2025 às 08:04
2 min de leituraLançado oficialmente na última quinta-feira (11), Borderlands 4 já pode ser considerada como a melhor estreia da série no Steam. No entanto, o pico de 207.479 jogadores simultâneos que o game obteve não apaga o fato de que muitos consumidores não estão tendo uma experiência muito boa com ele.
Na loja da Valve, o novo capítulo possui 60% de análises positivas no momento, quando se considera todos os idiomas usados em análises. Elas refletem o fato de que, conforme apontaram alguns reviews da crítica especializada, o título simplesmente não parece ter sido bem otimizado — e não roda de forma estável mesmo em máquinas bastante poderosas.
O site PC Gamer fez testes de Borderlands 4 usando um PC com CPU Ryzen 7 9800X3D, uma GeForce RTX 5090 e 32 GB de RAM DDR5-6400 para colocar as alegações à prova. “Como vocês podem ver, o desempenho em geral não é ótimo. Atingir uma média de 40 FPS em um ambiente interno, com pouca distância de visão ou detalhes de ambientes, é realmente desapontador”, afirma o site.
Borderlands 4 não está nem rodando para algumas pessoas
Muitos dos reviews publicados no Steam mostram que, para alguns compradores, sequer há como se decepcionar com o desempenho do jogo. Isso porque o game tende a congelar em algumas máquinas, o que pode acontecer antes mesmo de sua tela inicial sequer ser mostrada.
Foto: Reprodução/SteamDB
Também há muitas análises afirmando que Borderlands 4 sofre com um problema comum de jogos feitos na Unreal Engine 5: stutters. Mesmo diminuindo a qualidade do jogo ao mínimo, os “engasgos” são algo permanente, bem como o uso excessivo de recursos de CPU e GPU.
Embora a Gearbox Software tenha lançado um patch que parece diminuir os crashes do jogo, a situação ainda está longe do ideal. Com isso, muitos jogadores estão afirmando que, caso alguém realmente queira aproveitar algum game da série no momento, o ideal é voltar para seu segundo capítulo.
Foto: Divulgação/2K
Antes mesmo do lançamento do jogo, seus problemas de desempenho já haviam despertado a atenção em algumas prévias. Em resposta, o chefe da Gearbox Software, Randy Pitchford, usou as redes sociais para alertar que o público deveria ter “expectativas realistas” e que o FPS realmente não vai rodar bem em máquinas mais antigas — e nem mesmo em novas, conforme apontam os reviews do Steam.
Conteúdo Relacionado
🔥 Gostou das novidades?
NVIDIA adiciona Borderlands 4 e mais jogos ao GeForce Now
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Apesar das críticas, a maioria dos usuários de Switch 2 compram jogos em formato Game Key Cards

Os Game Key Cards de Switch 2 estão vendendo bem, apesar das reclamações dos fãs mais devotos da Nintendo. Um novo levantamento realizado pelo site Deku Deals revelou que, dos 1.070 usuários que adicionaram jogos físicos de terceiros em suas coleções, 735 deles possuem ao menos um título em formato Game Key Card.
💬 0 - Devs de Palworld admitem que críticas e ataques constantes ao jogo tiveram um impacto emocional na equipe

A equipe da Pocketpair, desenvolvedora de Palworld, admitiu que as críticas negativas constantes ao jogo têm impacto emocional sobre os desenvolvedores. John ‘Bucky’ Buckley, diretor de publicação e comunicação da empresa, revelou como o estúdio lida com a onda de negatividade que acompanha o sucesso do título.
💬 0 - Deadpool quebra regras de Marvel Rivals e estreia com três funções em um único herói

A NetEase revelou novos detalhes da Temporada 6 de Marvel Rivals, intitulada Night at the Museum, e o grande destaque não poderia ser outro: Deadpool. O mercenário será o novo herói jogável a partir de 16 de janeiro de 2026, trazendo uma das mecânicas mais ousadas já vistas no jogo até agora.
💬 0