Pular para o conteúdo
Borderlands 4 estreia com duras críticas de usuários no Steam
Games
borderlands
estreia
com
duras
críticas
usuários

Borderlands 4 estreia com duras críticas de usuários no Steam

Publicado em 12 de setembro de 2025 às 08:04

2 min de leitura

Lançado oficialmente na última quinta-feira (11), Borderlands 4 já pode ser considerada como a melhor estreia da série no Steam. No entanto, o pico de 207.479 jogadores simultâneos que o game obteve não apaga o fato de que muitos consumidores não estão tendo uma experiência muito boa com ele.

Na loja da Valve, o novo capítulo possui 60% de análises positivas no momento, quando se considera todos os idiomas usados em análises. Elas refletem o fato de que, conforme apontaram alguns reviews da crítica especializada, o título simplesmente não parece ter sido bem otimizado — e não roda de forma estável mesmo em máquinas bastante poderosas.

O site PC Gamer fez testes de Borderlands 4 usando um PC com CPU Ryzen 7 9800X3D, uma GeForce RTX 5090 e 32 GB de RAM DDR5-6400 para colocar as alegações à prova. “Como vocês podem ver, o desempenho em geral não é ótimo. Atingir uma média de 40 FPS em um ambiente interno, com pouca distância de visão ou detalhes de ambientes, é realmente desapontador”, afirma o site.

Borderlands 4 não está nem rodando para algumas pessoas

Muitos dos reviews publicados no Steam mostram que, para alguns compradores, sequer há como se decepcionar com o desempenho do jogo. Isso porque o game tende a congelar em algumas máquinas, o que pode acontecer antes mesmo de sua tela inicial sequer ser mostrada.

Foto: Reprodução/SteamDB

Também há muitas análises afirmando que Borderlands 4 sofre com um problema comum de jogos feitos na Unreal Engine 5: stutters. Mesmo diminuindo a qualidade do jogo ao mínimo, os “engasgos” são algo permanente, bem como o uso excessivo de recursos de CPU e GPU.

Embora a Gearbox Software tenha lançado um patch que parece diminuir os crashes do jogo, a situação ainda está longe do ideal. Com isso, muitos jogadores estão afirmando que, caso alguém realmente queira aproveitar algum game da série no momento, o ideal é voltar para seu segundo capítulo.

Foto: Divulgação/2K

Antes mesmo do lançamento do jogo, seus problemas de desempenho já haviam despertado a atenção em algumas prévias. Em resposta, o chefe da Gearbox Software, Randy Pitchford, usou as redes sociais para alertar que o público deveria ter “expectativas realistas” e que o FPS realmente não vai rodar bem em máquinas mais antigas — e nem mesmo em novas, conforme apontam os reviews do Steam.

Conteúdo Relacionado

🔥 Gostou das novidades?

NVIDIA adiciona Borderlands 4 e mais jogos ao GeForce Now

Fonte: Adrenaline

Leia também