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Call of Duty: Black Ops 6 no Game Pass custou US$ 300 milhões em vendas para a Xbox
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Call of Duty: Black Ops 6 no Game Pass custou US$ 300 milhões em vendas para a Xbox

Publicado em 4 de outubro de 2025 às 11:20

3 min de leitura

Com estreia marcada para o dia 14 de novembro deste ano, Call of Duty: Black Ops 7 vai estar presente no catálogo do Game Pass — mas somente em seu patamar Ultimate, que aumentou para R$ 120 mensais esta semana. Segundo a Bloomberg, isso é fruto do grande rombo financeiro que a empresa gerou ao colocar o título anterior da série no mesmo serviço.

Ao permitir que o título fosse acessado no Xbox e no PC por uma grande quantidade de pessoas, a divisão Xbox perdeu aproximadamente US$ 300 milhões em vendas. Enquanto a Microsoft sabia que muitos deixariam de comprar o título ao trazê-lo ao serviço, ela esperava compensar isso com um aumento no número de assinantes — o que não aconteceu.

Foto: Divulgação/Activision Blizzard

“O Game Pass não entregou o crescimento explosivo que a Microsoft antecipava após a Activision, e eles perceberam que os custos de infraestrutura não se alinham com seu modelo de preços”, explicou o analista Joost Van Dreunen, fundador da Andora. Com isso, a empresa decidiu mudar os patamares do serviço e fazer os grandes reajustes anunciados esta semana.

Game Pass vai ficar mais restritivo em seus lançamentos

Enquanto o Game Pass se destacou entre os sistemas de assinatura por trazer muitos jogos em suas estreias, Call of Duty é uma franquia emblemática para a fase atual da Microsoft. Apesar das críticas de muitos fãs de que a série não muda muito a cada capítulo, ela continua registrando recordes de vendas e receitas.

Foto: Divulgação/Microsoft

Até mesmo por isso, a franquia se tornou um elemento central dentro dos novos planos de assinatura. Enquanto o novo patamar Premium deve continuar recebendo lançamentos — até um ano depois de suas estreias —, isso não vai acontecer com o jogo de tiro, que será exclusivo aos assinantes Ultimate.

Além disso, a Microsoft decidiu cortar os descontos que oferecia na aquisição de microtransações como forma de preservar ainda mais suas receitas. Em contrapartida, ela promete mais recompensas em seu plano Rewards para quem pagar pela assinatura mais cara.

Decisões da empresa nem sempre agradaram funcionários

Ex-funcionários da empresa entrevistados pela Bloomberg afirmam que a decisão de lançar jogos de Dia 1 no serviço gerou várias controversas internamente. Após estrear oferecendo um catálogo de jogos antigos, não demorou muito até que o Game Pass começasse a oferecer títulos que custavam US$ 60 em suas estreias — o que estimulou o público assinante a deixar de comprá-los.

Foto: Divulgação/Activision Blizzard

Isso ficou especialmente evidente em 2024, quando Call of Duty: Black Ops 6 foi o primeiro título da série a ganhar um lançamento de Dia 1 na plataforma. Segundo a IGN, enquanto isso trouxe um aumento de 16% nas assinaturas, ele foi temporário, já que muitos não as renovaram ao decidir deixar o título de lado.

Segundo os números mais recentes da Microsoft, divulgados em fevereiro deste ano, o Game Pass chegou a 35 milhões de assinantes, mas tem diminuído seu crescimento ano após ano. Ela também afirmou que o serviço era lucrativo, trazendo receitas anuais na casa dos US$ 5 bilhões — o que não a impediu de decidir pelo reajuste agressivo desta semana.

Fonte: Adrenaline

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