
Como a Inteligência Artificial está transformando a leitura de textos no dia a dia
Publicado em 4 de setembro de 2025 às 09:21
3 min de leituraFonte: TecMundo
A inteligência artificial está redefinindo a forma como consumimos texto. O avanço de ferramentas capazes de ler o conteúdo em voz alta tem facilitado o dia a dia, desde a leitura de artigos no transporte público até a execução de tarefas enquanto se absorvem informações.
Essas soluções vêm ganhando espaço pela capacidade de oferecer acessibilidade móvel, suporte à multitarefa e navegação por voz de maneira cada vez mais precisa e natural, com tecnologia que permitem criar narrações profissionais, transformar textos em áudio para serem ouvidos durante outras atividades e até gerar audiolivros com rapidez.
Essas ferramentas também se mostram úteis para inclusão social, ampliando o acesso à leitura para diferentes públicos.
(Fonte: Pexels/Reprodução)Acesso móvel e acessibilidade inclusiva
Com a popularização de smartphones e assistentes virtuais, a leitura de textos saiu da tela e passou a ser ambientada — parte do nosso cotidiano. Usuários acessam notícias, e-mails e documentos enquanto caminham, cozinham ou se deslocam.
Segundo dados da Demandsage, cerca de 20,5% da população mundial utiliza pesquisa por voz, sendo que há em torno de 8,4 bilhões de assistentes de voz em uso até meados de 2025. O site destaca que só nos Estados Unidos, cerca de 153,5 milhões de pessoas utilizam esses assistentes, sendo que a Siri é a mais utilizada, em torno de 86,5 milhões de usuários.
Dentre as tecnologias que existem atualmente, muitas delas entregam mais do que conversão de texto em fala. O Speaktor, por exemplo, também oferece recursos ideais para inclusão social, permitindo que pessoas com deficiência visual ou dificuldades de leitura acessem informações de forma prática.
Essa e outras ferramentas permitem criar audiolivros a partir de ebooks, gerar áudio para podcasts e até narrar filmes com facilidade. Esses recursos permitem que o texto escrito seja convertido de forma precisa e natural para voz, promovendo autonomia e eficiência na leitura em qualquer lugar.
Multitarefa e navegação assistida por voz
A leitura em voz alta ampliou seu benefício para além da acessibilidade: ela tornou-se ferramenta essencial para a multitarefa. Enquanto dirigem, praticam exercícios ou realizam tarefas domésticas, pessoas podem continuar consumindo conteúdo sem interrupções.
Ana Fidalgo, estudante de Psicologia em São Paulo, usa a conversão de texto para áudio como forma de revisar o conteúdo da aula em seus 60 minutos livres no trajeto para casa: "é a forma que encontrei para aproveitar melhor esse tempo gasto diariamente de uma forma eficiente", conta Ana.
A tecnologia frequentemente se adapta à rotina dinâmica dos usuários, e com as ferramentas de conversão de texto em fala não é diferente, elas permitem ler documentos, artigos e ebooks enquanto outras atividades são realizadas.
A tecnologia de conversão de texto em fala (TTS), apoiada por redes neurais avançadas, evoluiu significativamente. Hoje, sistemas como o do Speaktor analisam a estrutura linguística do texto (palavras, pontuação, entonação) e geram áudio com entonação natural, sem aquela “voz robótica” do passado. Isso torna a experiência auditiva mais fluida e agradável, aproximando a leitura de voz humana.
Outra frente que se fortalece é a navegação por voz em websites e aplicativos, permitindo uso sem precisar olhar a tela, ideal para contextos como dirigir ou cozinhar.
Organização inteligente de conteúdos para leitura
Leia também
- Apple poderá lançar IA 'com Google' para rivalizar ChatGPT
A Apple planeja lançar seu próprio mecanismo de busca alimentado por inteligência artificial em 2026, apurou o analista Mark Gurman, da Bloomberg. A plataforma é descrita internamente como um “mecanismo de respostas” e deve ser parte da grande revitalização da Siri.
- Loja virtual da Apple movimenta R$ 63,8 bilhões por ano no Brasil
Montante considera compras feitas na App Store (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
- Vitória da 99 e Uber: TJ-SP decide que São Paulo não pode proibir mototáxi
99Moto em São Paulo (imagem: Emerson Alecrim/Camila Satie/Tecnoblog)