
Como um bug na Steam destruiu 10 anos de trabalho de um estúdio indie
Publicado em 15 de setembro de 2025 às 11:10
2 min de leituraPara muitos estúdios independentes, Steam é a vitrine decisiva entre o anonimato e o sucesso. Mas para os criadores de Planet Centauri, uma 2D sandbox em desenvolvimento desde 2013, o tão esperado lançamento em dezembro de 2024 virou frustração.
Após oito anos de acesso antecipado, mais de 100 mil cópias vendidas e 140 mil usuários com o game na wishlist, o estúdio acreditava que o título teria destaque na seção “Novos e Populares” da loja. O resultado, porém, foi desolador: apenas 581 unidades vendidas nos primeiros cinco dias, sem qualquer visibilidade relevante na plataforma.
O mistério revelado quase um ano depois
Durante meses, os desenvolvedores buscaram entender o que havia dado errado. A resposta só chegou recentemente, em uma rara comunicação direta da própria Valve: Planet Centauri estava entre menos de 100 jogos afetados por um bug que silenciosamente sabotou seu lançamento.
Por causa da falha, nenhum dos milhares de jogadores que tinham o título na lista de desejos recebeu o tradicional e-mail de notificação de lançamento. Em uma loja onde o marketing orgânico da wishlist é vital para pequenos estúdios, isso foi fatal.
Para contextualizar: entre 2015 e 2024, cerca de 85 mil jogos foram lançados na Steam, segundo dados da Statista. Estar na lista dos apenas 100 atingidos por esse problema foi, como os próprios devs resumiram, “como ganhar na loteria – mas do lado errado”.
A resposta da Valve
Como forma de compensação, a Valve ofereceu aos criadores um espaço nos “Daily Deals” da plataforma – promoções em destaque que aparecem na página inicial da loja. Atualmente, o game está com 25% de desconto.
Apesar do gesto, os desenvolvedores não enxergam isso como reparação suficiente. O impacto financeiro e emocional já estava feito: equipe reduzida, paralisia no desenvolvimento de patches e mudança de foco para um novo projeto.
A comunidade reage
A revelação abriu debate no Reddit. Parte da comunidade expressou empatia, destacando o azar incomum. Outros, porém, apontaram fragilidades além do bug: ciclo de Early Access longo demais, excesso de bugs e falta de polimento.
Um usuário contou ter colocado o game na wishlist em 2016, mas ao esperar quase uma década pelo lançamento, já havia perdido interesse no gênero.
Os próprios criadores admitiram erros de estratégia. Ao optar por desenvolver uma engine própria e acrescentar muitas camadas de complexidade, 80% do tempo acabou consumido pela correção de falhas técnicas. Com sinceridade brutal, escreveram:
“Se pudéssemos voltar atrás, Planet Centauri nunca teria existido. Foi um pesadelo em todos os níveis de código. Com esse tempo, poderíamos ter lançado quatro jogos menores, e mais estáveis, em vez de um tão difícil de manter.”
Fonte: Hardware.com.br
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