
COP30 lança metaverso para encorajar participação social em discussões climáticas
Publicado em 9 de outubro de 2025 às 08:00
2 min de leituraNão dá para levar o mundo todo para Belém, cidade em que ocorrerá a COP30 em novembro. Na verdade, está difícil levar até quem mais precisa estar lá, como as comitivas dos países que vão negociar soluções para a crise climática. A hospedagem na capital do Pará está caríssima, já que a oferta de hotéis é escassa.
Para incentivar pessoas que não podem ou conseguem ir até Belém a para o evento, a presidência da COP30 anunciou uma plataforma digital chamada Maloca, que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo. Ela vai sediar eventos e debates durante a conferência na Amazônia.
A Maloca é um metaverso, parecido com um videogame, que pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo Spatial, que abriga cenários de realidade virtual. O nome da plataforma vem das grandes cabanas coletivas usadas por alguns indígenas da Amazônia – só que, ao invés de madeira e palha, a COP digital é construída com zeros e uns em código binário.
O propósito da Maloca é ser um espaço para diálogo e colaboração, conectando as negociações à sociedade civil. Não é uma forma de trazer as pessoas para dentro das reuniões oficiais, mas um fórum para debate e compartilhamento de soluções. Países e organizações do terceiro setor podem solicitar a realização de debates e eventos na plataforma digital até o dia 12 de outubro por meio do site.
Testamos a Maloca
A Super já testou a Maloca. Você pode personalizar seu avatar a partir de uma foto sua ou construir um personagem do zero, como se estivesse jogando The Sims. Dá para andar com as teclas “WASD” do teclado, ou só clicar com o mouse onde você quer que seu avatar vá.
Com o avatar, você pode ouvir e participar das discussões que estão acontecendo em cada sala. É essa toda a intenção da Maloca: conectar pessoas distantes para conversar sobre um problema que está próximo de todo mundo. Dá para usar portais e trocar de ambientes, entre salas de reunião no meio da floresta e uma grande maloca, com plateia e telão.
A plataforma pode sediar até 7.200 eventos em 20 ambientes virtuais, e vai estar ativa 24 horas por dia durante as duas semanas de COP30. Quem utiliza o metaverso pode contar com o Macaozinho, um chatbot com uma inteligência artificial treinada só com documentos da ONU para oferecer informações confiáveis sobre mudanças climáticas.
Fonte: Superinteressante
Leia também
- Existe algum truque para diferenciar cobra-coral verdadeira e falsa?

Não – pelo menos para leigos. Na internet você encontra supostas técnicas que ensiman como distingui-las por meio das cores, dos padrões de manchas ou de outras características, mas isso não passa de balela.
💬 0 - Cogumelos evoluíram para produzir molécula psicodélica. Duas vezes.

Visuais alterados, sensibilidade aumentada, descarga de serotonina e um mergulho para dentro da mente. Esses são alguns dos efeitos sentidos por quem ingere cogumelos psicodélicos, mais conhecidos como “mágicos”. Eles produzem uma substância chamada psilocibina, que se liga aos receptores 5-HT2 do cérebro humano e des…
💬 0 - Regras da Anatel para “grandes chamadores” começam em novembro

Regras da Anatel para “grandes chamadores” começam em novembroResumo
💬 0