
Devs demitidos da Zenimax do projeto Blackbird formam novo estúdio
Publicado em 9 de outubro de 2025 às 08:37
2 min de leituraDurante as demissões recentes dos estúdios Xbox, uma das maiores baixas foi o projeto Blackbird da Zenimax Online — um MMO que Phil Spencer adorou, mas não pensou duas vezes antes de cancelar. Enquanto o projeto segue morto, parte do time dedicado a ele decidiu se reunir para voltar a trabalhar em ideias em que acreditam ter grande potencial de sucesso.
Na última quarta-feira (8), ex-funcionários da desenvolvedora anunciaram a criação do Sackbird Studios. A empresa, que pertence totalmente a seus funcionários, foi estabelecida para trabalhar de maneira independente e usando somente fundos pertencentes a seus membros.
Hello, World. 👋 Today we’re proud to announce Sackbird Studios — an independent game studio based in Baltimore, Maryland, built by friends who’ve spent years designing worlds, systems, and stories for players everywhere.https://t.co/1jmlgteUM2#indiedev #videogames
— sackbirdstudios (@sackbirdstudios) October 8, 2025
“Sem investidores externos e controle criativo total, o time está focado em construir grandes games — em seus próprios termos”, afirma a Sackbird. A maior parte dos funcionários iniciais do estúdio trabalhou para a Zenimax Online no desenvolvimento de The Elder Scrolls Online e no projeto cancelado conhecido como Blackbird.
Ex-funcionários da Zenimax buscam por mais autonomia
“Após anos trabalhando em AAAs, queríamos a liberdade para tomar riscos inteligentes sem esperar por uma luz verde ou perseguir objetivos trimestrais”, explicou David Worley, COO da Sackbird Studios. “Pertencemos e somos totalmente financiados pelos funcionários, o que significa que só respondemos a pessoas apaixonadas por jogos”.
O CEO da nova desenvolvedora, Lee Ridout, afirmou que o período que seus membros passaram na Zenimax Online foi bastante importante. Ao mesmo tempo, a notícia de que o projeto Blackbird seria cancelado — mesmo tendo sido elogiado pela liderança da Microsoft — fez com que “uma chama se acendesse”.
Foto: Divulgação/Zenimax Online
“Percebemos que a melhor maneira de proteger nossas criações — e nosso time — era criar um estúdio no qual a independência criativa não é negociável”, explicou Ridout. Até o momento, a nova desenvolvedora independente não anunciou qualquer tipo de projeto, mas confirmou que já trabalha em seu game de estreia.
A intenção da Sackbird Studios é trabalhar em um título para PC e consoles de mesa, que deve ganhar mais detalhes quando chegar a um estado mais avançado. A empresa também confirmou que tem fundos suficientes para operar durante alguns anos, sem depender de investimentos externos para concluir o projeto.
Sem chat!
Lei Britânica pode forçar devs indies a retirar recursos de seus jogos
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Devs de Ghost of Yotei aguardam feedback do público para definirem possível DLC

Agora que [Ghost of Yotei](https://amzn.to/4n9dLua) completou mais de duas semanas de seu lançamento, representantes da desenvolvedora Sucker Punch já se sentem confortáveis para falarem abertamente sobre o game. Em uma entrevista recente com a Game Informer, recheada de spoilers, o co-diretor do título falou até sobr…
💬 0 - Devs de MindsEye assinam carta aberta detonando produtor e executivos

Lançado em junho deste ano, MindEye prometia ser um jogo de ação que traria de volta os holofotes sobre Leslie Benzies, produtor conhecido pela série GTA. No entanto, o que o público teve acesso foi a um game repleto de problemas — e muitos deles são resultado das decisões tomadas pela liderança do estúdio Build a Roc…
💬 0 - Como dois devs franceses criaram um jogo Flash que alcançou 100 milhões de jogadores

Transformice começou como um projeto de fim de semana em 2010 e se transformou em um fenômeno global que desafiou todas as regras da indústria de games. A história de Jean-Baptiste Le Marchand e Mélanie Christin mostra como simplicidade, timing perfeito e decisões ousadas transformaram ratinhos digitais em um case imp…
💬 0