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Diretores de Ninja Gaiden 4 explicam que o game é desafiador, mas não injusto
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Diretores de Ninja Gaiden 4 explicam que o game é desafiador, mas não injusto

Publicado em 14 de outubro de 2025 às 17:42

2 min de leitura

Desde que a série Ninja Gaiden foi revivida em uma encarnação 3D, nos tempos do primeiro Xbox, ela virou quase sinônimo de uma dificuldade intensa. Enquanto os diretores do quarto jogo numerado, Yuji Nakao e Masakazu Hiryama, pretendem manter esse espírito, eles não querem que o jogo seja injusto para quem decidir conferi-lo.

Em uma entrevista ao Automaton-Media, eles explicaram que sempre consideram que a dificuldade de um game é algo subjetivo. No entanto, eles afirmam que isso não entrou no caminho de um design que busca, acima de tudo, ser justo. Assim, quando os jogadores falham, eles sabem que isso aconteceu por não terem sabido responder bem a um elemento da experiência.

Segundo Nakao, um elemento marcante de Ninja Gaiden 4, e dos jogos que o precederam, é o fato de que os inimigos têm as mesmas habilidades que o protagonista. Eles podem se desviar, atacar e até mesmo agarrar o personagem principal, caso quem o controle não seja cuidadoso o suficiente.

Ninja Gaiden 4 busca ser justo em sua dificuldade

“Nos focamos não somente em fazer com que a ação seja satisfatória, mas também em oferecer uma liberação catártica ao superar probabilidades desvantajosas, o que foi uma parte essencial do desenvolvimento”, explicou Nakao. Harayama complementou seu colega, afirmando que trazer uma relação de justiça entre o protagonista e seus inimigos foi essencial.

Foto: Divulgação/Xbox Game Studios

“Se uma morte parece ou não ter sido sua culpa é uma parte muito importante de manter esse senso de justiça”, declarou. O codiretor de Ninja Gaiden 4 explicou que o objetivo é fazer com que o jogador sempre tenha ao menos uma pista dos motivos que o levaram a ser derrotado por um inimigo.

Assim, ele se sente motivado a tentar novamente e a explorar possibilidades nas quais não pensou no passado. Para Nakao, mesmo quem é veterano na série não vai ter facilidade na nova aventura, dado que ela foi criada para superar expectativas e trazer alguns picos de desafio.

Foto: Divulgação/Xbox Game Studios

Ninja Gaiden 4 é o primeiro capítulo principal que a série recebe desde 2012, quando Ninja Gaiden 3 fez sua estreia — isso sem contar vários relançamentos e versões aprimoradas que a franquia recebeu desde então. Com estreia marcada para o dia 21 de outubro, o game chega ao PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

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Fonte: Adrenaline

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