
EA sabia que Anthem seria um fracasso meses antes do lançamento, revela ex-produtor
Publicado em 13 de setembro de 2025 às 18:44
2 min de leituraA BioWare sabia meses antes do lançamento que Anthem estava fadado ao fracasso, conforme revelado pelo ex-produtor executivo Mark Darrah. Em uma série de vídeos recentes, Darrah explicou que executivos da EA comunicaram à equipe que estavam esperando uma pontuação no Metacritic por volta dos 70, muito abaixo do padrão de excelência estabelecido pela desenvolvedora em títulos anteriores, demonstrando falta de confiança.
O jogo de tiro com elementos de RPG, que será desativado permanentemente em janeiro de 2026, enfrentou múltiplos problemas durante seu desenvolvimento. Darrah revelou que, por volta de setembro e outubro de 2018, apenas alguns meses antes do lançamento, a equipe já sabia que o jogo estava um caos.
“Historicamente, os jogos da BioWare sempre tiveram como meta estar na casa dos 90”, explicou Darrah em seu vídeo mais recente. A mudança na expectativa sinalizava que até mesmo a liderança da EA havia reconhecido os problemas fundamentais do projeto.
Entre as falhas citadas por Darrah estão limitações técnicas críticas que impediram que os jogadores pudessem visualizar informações detalhadas sobre equipamentos e loadouts durante as missões.
O desenvolvedor também mencionou que diversos fatores contribuíram para o fracasso de Anthem, incluindo um “péssimo entendimento sobre jogos multiplayer” da BioWare e problemas fundamentais na forma como a narrativa foi estruturada para uma experiência compartilhada.
Darrah fez uma observação interessante sobre as pontuações no Metacritic, explicando que atingir mais de 90 é extremamente difícil: “Se eu fizer um ótimo jogo e receber três avaliações, duas 95 e uma 75, essa única nota 75 é suficiente para me arrastar para fora dos 90”.
Seis anos após seu lançamento, Anthem permanece com uma pontuação de 59 no Metacritic, refletindo não apenas problemas de desempenho e falta de conteúdo no endgame, mas também a decisão de encerrar o desenvolvimento e desativar o jogo completamente.
Fonte: GameVicio
Leia também
- Borderlands 4: CEO diz que é impossível os servidores caírem e desafia jogadores a tentar
Borderlands 4 já está disponível e tem se mostrado um grande sucesso para a Gearbox. No momento da escrita deste artigo, o jogo conta com 252,530 jogadores simultâneos online, o maior pico alcançado até agora.
💬 0 - Hideo Kojima revela momento que foi ‘divisor de águas’ em sua vida
Como um dos nomes mais renomados e respeitados da indústria, responsável por grandes franquias como Metal Gear e Death Stranding, a carreira de Hideo Kojima poderia ter tomado um rumo bem diferente.
💬 0 - Que horas Dying Light The Beast será liberado no Brasil?
Muito aguardado pelos fãs, Dying Light The Beast teve sua data de lançamento adiantada para 18 de setembro de 2025 no PS5, Xbox Series e PC.
💬 0