
Empresas pressionam governo do Japão a dar mais suporte a games e animes
Publicado em 14 de outubro de 2025 às 08:53
2 min de leituraConhecida internacionalmente no passado por seus carros e eletrônicos, o Japão atualmente virou sinônimo de games, mangás e animes para muitas pessoas. Ciente do impacto cultural que essas obras trazem, a Federação Japonesa de Negócios — ou Keidanren — está pressionando o governo local para que ele dê mais suporte às companhias que atuam nessas áreas.
A intenção é que recursos governamentais sejam usados para dar suporte de longo-prazo à indústria de conteúdos locais, o que também inclui filmes e músicas produzidas dentro do país. Segundo o grupo, esse tipo de material já supera a indústria de semicondutores local em valor de exportação.
Foto: Divulgação/PlayStation
O Keidanren afirma que, embora o Japão esteja bem-posicionado dentro da indústria cultural, ele não pode descansar sobre suas conquistas. Isso porque a competição externa está se intensificando, e as obras produzidas localmente podem acabar perdendo espaço para outras regiões.
Empresas exigem maior participação do governo do Japão
Segundo a Federação Japonesa de Negócios, a única forma de as empresas que atuam no Japão continuarem relevantes é contando com o apoio do governo. Ela sugere que o setor público e o privado devem passar a trabalhar juntos para garantir a manutenção a longo prazo dos setores que produzem game, animes, mangás, filmes e músicas.
Foto: Divulgação/Square Enix
Entre as medidas que a Keidanren sugere para proteger a indústria nacional está a intensificação do combate à pirataria. Ela também acredita que seria benéfico um maior investimento na localização de produtos para que eles atinjam o mercado global, bem como para que eles tenham um marketing aprimorado.
Para completar a lista de exigências, o grupo sugere que o governo do Japão deve investir no desenvolvimento de novos games. Além disso, seria importante dar maior suporte a estúdios de animação, garantindo que profissionais locais talentosos tenham condição de trabalhar com segurança na produção de animes.
Foto: Divulgação/Capcom
Em 2024, o governo japonês trabalhou com o Keidanren no desenvolvimento da estratégia “New Cool Japan”. Ela passou a considerar os setores de games e animação muito importantes para o crescimento do país, por serem vistos como duas de suas principais indústrias de exportação.
Ameaça silenciosa
Político japonês denuncia "censura silenciosa" feita por operadoras de pagamentos
Fonte: Adrenaline
Leia também
- GeForce Now recebe Ninja Gaiden 4 e mais nesta semana – veja lista!

A NVIDIA divulgou a lista de jogos que estão chegando ao catálogo do GeForce Now nesta semana. Ao todo são 10 novos títulos revelados que se juntam a lista de mais de 2.100 jogos já disponíveis no serviço de streaming da empresa.
💬 0 - Tales of Xillia 2 (e mais remasterizações!) a caminho

Olha só que boa notícia para quem curte a série Tales Of! Não só a Bandai Namco disse estar trabalhando em uma remasterização do aclamado Tales of Xillia 2, como também em mais uma outra remasterização misteriosa ainda não revelada.
💬 0 - Mais de 40% dos games lançados no Steam em 2025 não renderam nem US$ 100

Mantendo a tendência de anos anteriores, o Steam já recebeu mais de 13 mil títulos somente em 2025. No entanto, a maior parte deles não vai ser lucrativa para seus criadores, conforme indica uma análise do site Gamalytic. Segundo ele, 40% dos games lançados este ano sequer conseguiram acumular US$ 100 em receitas.
💬 0