
Estúdio veterano Splash Damage não pertence mais à Tencent
Publicado em 26 de setembro de 2025 às 13:41
2 min de leituraA Splash Damage não é mais um dos muitos estúdios controlados pela gigante chinesa Tencent. A desenvolvedora foi vendida nesta semana para um grupo de investidores, mas infelizmente não ofereceu detalhes sobre como isso vai afetar seus projetos futuros.
O estúdio não é dos maiores, mas ajudou no desenvolvimento de muitos títulos bem conhecidos. Gears 5, Batman: Arkham Origins e Wolfenstein: Enemy Territory estão entre os nomes que a Splash Damage ajudou trazer ao mercado. A equipe se especializa em jogos de tiro e no modo multiplayer.
A falta de informações na saída da Splash Damage do guarda-chuva da Tencent tem gerado especulações. É inevitável lembrar que no início do ano o estúdio teve um game cancelado, o Transformers: Reactivate, o que resultou em demissões dentro da empresa.
Porém, sendo um produto licenciado, o cancelamento pode nem ter partido da Tencent, mas sim da Hasbro, que detém os direitos da franquia. De toda forma, o cancelamento do game deve ter colocado a Splash Damage numa posição delicada, então ainda é interessante ver que o estúdio está sendo vendido em vez de fechado – como acontece tanto atualmente.
Divulgação/Splash Damage
Splash Damage já tem mais de 20 anos
A Splash Damage foi fundada no Reino Unido em 2001 e trabalhou por anos sob contrato com outras grandes produtoras. Em 2016, eles foram adquiridos pela chinesa Leyou Technologies – o que chamou a atenção porque a empresa era especializada em aves, mas na época estava expandindo seus negócios para jogos.
• Helldivers 2 vendeu mais no Xbox do que Gears of War Reload no PlayStation
• Transformers: Galactic Trials mistura corridas, robôs gigantes e roguelike
• Ator de Batman: Arkham Shadow revela que o jogo terá uma continuação
Quatro anos depois, em 2020, a Tencent entrou na jogada e comprou a Leyou e todos os seus assets por US$ 1,3 bilhão, levando a Splash Damage como parte do pacote.
Jogos em oferta:
• Marvel’s Spider-Man 2 (Steam) por R$ 171,89
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Criadora de Palworld, Pocketpair não vai distribuir games que usam IA

No começo de 2025, a desenvolvedora Pocketpair anunciou que iria se aproveitar do sucesso de Palworld para financiar um novo selo de publicação. Enquanto a companhia se mostrou aberta a títulos variados, ela estabeleceu uma limitação clara para os projetos com que vai trabalhar: eles não podem ter sido criados usando…
💬 0 - Ghost of Yōtei: Estúdio explica por que optou por um final único, diferente de Tsushima

A Sucker Punch Productions revelou o motivo por trás da decisão de criar apenas um final para Ghost of Yōtei, diferente do que fez em Ghost of Tsushima. Em entrevista recente, o escritor-chefe Ian Ryan explicou que, embora o estúdio tenha considerado múltiplas possibilidades de conclusão para a jornada da protagonista…
💬 0 - Diretor de Ghost of Yotei não descarta fazer DLC

Se você jogou [Ghost of Yotei](https://amzn.to/4n9dLua) e ficou com vontade de expandir a sua aventura com mais conteúdo, exatamente como aconteceu com o seu predecessor Ghost of Tsushima,
💬 0