
F-Droid pode fechar por causa de nova regra do Google para apps Android
Publicado em 29 de setembro de 2025 às 13:29
2 min de leituraF-Droid pode fechar por causa de nova regra do Google para apps Android • Nova política do Google obriga desenvolvedores de Android a se registrarem na empresa;
• F-Droid diz que exigência ameaça a sua existência, pois a plataforma não pode impor registro aos desenvolvedores dos apps distribuídos por lá;
• F-Droid faz apelo a órgãos reguladores para conter concentração de poder no ecossistema Android.
A F-Droid é uma das lojas de aplicativos para Android mais conhecidas depois da Google Play Store. Mas o projeto pode deixar de existir em um futuro próximo. O motivo é uma nova regra do Google que determina que os desenvolvedores de apps para Android se registrem na companhia.
O novo requisito tem relação com a medida de segurança do Google que torna mais difícil a instalação de aplicativos por fora da Play Store. Como parte desse plano, todos os desenvolvedores deverão verificar suas identidades, ou seja, se registrar no Google, mesmo que seus aplicativos não sejam distribuídos por meio da loja oficial do Android.
Contudo, a F-Droid afirma que não conseguirá atender à nova política por não poder exigir que os desenvolvedores da plataforma se registrem no Google. A plataforma também declara que não pode assumir a identidade dos aplicativos, pois isso levaria à perda do direito de distribuição desses softwares.
Neste ponto, é importante esclarecer que a F-Droid distribui apenas aplicativos FOSS, isto é, que têm código-fonte aberto e seguem os princípios do software livre.
Marc Prud’hommeaux, um dos desenvolvedores responsáveis pelo projeto, explica como a F-Droid funciona com relação a esse aspecto:
Quando um desenvolvedor cria um aplicativo e hospeda o código-fonte publicamente em algum lugar, a equipe da F-Droid o revisa, inspecionando-o para garantir que seja totalmente de código aberto e não contenha recursos indesejados não documentados, como anúncios ou rastreadores.
Após a aprovação na inspeção, o serviço de compilação da F-Droid compila e empacota o aplicativo para deixá-lo pronto para distribuição. O pacote é então assinado com a chave criptográfica da F-Droid ou, se a compilação for reproduzível, permite a distribuição usando a chave privada do desenvolvedor original.
Dessa forma, os usuários podem confiar que qualquer aplicativo distribuído pela F-Droid é aquele que foi criado a partir do código-fonte especificado e não foi adulterado.
Marc Prud’hommeaux, desenvolvedor da F-Droid
Note que esse procedimento não exige que os desenvolvedores se identifiquem junto à plataforma usando documentos reais ou paguem taxas de cadastro, ao contrário da nova política do Google. É por isso que os mantenedores da F-Droid enxergam a nova exigência como uma ameaça ao projeto:
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Wikipedia perde 8% dos visitantes por causa da IA — e o problema é maior do que parece

A Wikipedia está perdendo visitantes reais. Entre março e agosto de 2025, as visitas humanas ao maior repositório colaborativo de conhecimento da internet caíram 8% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados divulgados pela Wikimedia Foundation. A causa está clara: ferramentas de IA agora entregam respostas in…
💬 0 - Desenvolvedor lança tiny11 25H2, nova versão do Windows 11 enxuto compatível com PCs antigos

O projeto tiny11 recebeu mais uma atualização: a versão 25H2. Segundo o desenvolvedor NTDEV, responsável pelo projeto, a nova versão traz a base do Windows 11 25H2, a atualização mais recente do sistema da Microsoft, mantendo as características que tornaram o projeto popular: instalação enxuta, requisitos de hardware…
💬 0 - Apple volta a atacar Epic Games em nova rodada judicial sobre App Store

A guerra judicial entre Apple e Epic Games ganhou mais um capítulo explosivo, com a gigante de Cupertino acusando a desenvolvedora de Fortnite de buscar “carona grátis” em sua plataforma. A disputa, que já dura cinco anos, chegou a um ponto crítico após decisões judiciais favoráveis à Epic nos EUA e na Austrália — mas…
💬 0