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FSR 4 agora funciona em GPUs RDNA 2, RDNA 3 e RTX 30 no Windows: veja como
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FSR 4 agora funciona em GPUs RDNA 2, RDNA 3 e RTX 30 no Windows: veja como

Publicado em 16 de setembro de 2025 às 10:38

2 min de leitura

O FSR 4, mais recente tecnologia de upscaling da AMD, agora pode ser utilizado em placas de vídeo mais antigas graças a um vazamento acidental de arquivos da própria empresa. Embora oficialmente a tecnologia seja exclusiva para as novas GPUs da série Radeon RX 9000 (RDNA 4), usuários descobriram uma maneira de fazê-la funcionar em placas das gerações RDNA 3, RDNA 2 e até mesmo nas RTX 30 da NVIDIA.

O caso começou quando a AMD disponibilizou sem querer o código-fonte completo do FSR 4 em seu repositório FidelityFX SDK. Entre os arquivos vazados estavam modelos INT8, compatíveis com GPUs de gerações anteriores. Um usuário do Reddit conseguiu compilar uma versão DLL do FSR 4 utilizando estes arquivos e a disponibilizou publicamente, permitindo que outros jogadores substituíssem o FSR 3.1 em jogos compatíveis.

FSR 4 agora funciona em GPUs RDNA 2, RDNA 3 e RTX 30 no Windows: veja como 15 Diferentemente das placas RDNA 4, que possuem suporte nativo a operações FP8 (ponto flutuante de 8 bits), as GPUs mais antigas precisam emular esta funcionalidade via FP16, o que resulta em um impacto maior no desempenho. Até então, esta limitação tornava o FSR 4 inviável em Windows para hardware mais antigo, embora no Linux já fosse possível forçar seu funcionamento.

Os testes realizados por usuários mostram que, apesar da queda de desempenho, a melhoria na qualidade visual é significativa. Um jogador relatou que ao usar o FSR 4 em Cyberpunk 2077 com uma RX 7900 XTX, conseguiu eliminar problemas de tremulação na vegetação, com uma redução de apenas 6-7 FPS em comparação ao FSR 3.1, rodando em 1440p com configurações máximas e Ray Tracing ativado.

FSR 4 configurado via OptiScaler em Cyberpunk 2077 com GPU AMD RX 7900 XTX, mostrando melhorias visuais e interface técnica. O tempo de processamento por quadro aumenta significativamente com o FSR 4, podendo ser até três vezes maior que o observado com FSR 3.1. Entretanto, muitos usuários consideram que o ganho em qualidade visual compensa esta perda de desempenho, especialmente utilizando o modo Balanceado, que oferece um bom equilíbrio entre qualidade e performance.

Para utilizar o FSR 4 nestas GPUs não oficialmente suportadas, é necessário usar o programa Optiscaler, que permite substituir o FSR 3.1 pelo FSR 4 em jogos compatíveis. Vale ressaltar que esta solução funciona apenas em jogos single-player, já que modificações em jogos online poderiam ser detectadas como trapaça.

Este desenvolvimento é especialmente interessante para proprietários de placas RDNA 2 e 3, que agora podem experimentar os benefícios visuais do FSR 4 sem a necessidade de atualizar para os novos modelos da série Radeon RX 9000, mesmo que com algum sacrifício em termos de desempenho.

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Fonte: Hardware.com.br

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