
FSR 4 agora funciona em GPUs RDNA 2, RDNA 3 e RTX 30 no Windows: veja como
Publicado em 16 de setembro de 2025 às 10:38
2 min de leituraO FSR 4, mais recente tecnologia de upscaling da AMD, agora pode ser utilizado em placas de vídeo mais antigas graças a um vazamento acidental de arquivos da própria empresa. Embora oficialmente a tecnologia seja exclusiva para as novas GPUs da série Radeon RX 9000 (RDNA 4), usuários descobriram uma maneira de fazê-la funcionar em placas das gerações RDNA 3, RDNA 2 e até mesmo nas RTX 30 da NVIDIA.
O caso começou quando a AMD disponibilizou sem querer o código-fonte completo do FSR 4 em seu repositório FidelityFX SDK. Entre os arquivos vazados estavam modelos INT8, compatíveis com GPUs de gerações anteriores. Um usuário do Reddit conseguiu compilar uma versão DLL do FSR 4 utilizando estes arquivos e a disponibilizou publicamente, permitindo que outros jogadores substituíssem o FSR 3.1 em jogos compatíveis.
FSR 4 agora funciona em GPUs RDNA 2, RDNA 3 e RTX 30 no Windows: veja como 15 Diferentemente das placas RDNA 4, que possuem suporte nativo a operações FP8 (ponto flutuante de 8 bits), as GPUs mais antigas precisam emular esta funcionalidade via FP16, o que resulta em um impacto maior no desempenho. Até então, esta limitação tornava o FSR 4 inviável em Windows para hardware mais antigo, embora no Linux já fosse possível forçar seu funcionamento.
Os testes realizados por usuários mostram que, apesar da queda de desempenho, a melhoria na qualidade visual é significativa. Um jogador relatou que ao usar o FSR 4 em Cyberpunk 2077 com uma RX 7900 XTX, conseguiu eliminar problemas de tremulação na vegetação, com uma redução de apenas 6-7 FPS em comparação ao FSR 3.1, rodando em 1440p com configurações máximas e Ray Tracing ativado.
FSR 4 configurado via OptiScaler em Cyberpunk 2077 com GPU AMD RX 7900 XTX, mostrando melhorias visuais e interface técnica. O tempo de processamento por quadro aumenta significativamente com o FSR 4, podendo ser até três vezes maior que o observado com FSR 3.1. Entretanto, muitos usuários consideram que o ganho em qualidade visual compensa esta perda de desempenho, especialmente utilizando o modo Balanceado, que oferece um bom equilíbrio entre qualidade e performance.
Para utilizar o FSR 4 nestas GPUs não oficialmente suportadas, é necessário usar o programa Optiscaler, que permite substituir o FSR 3.1 pelo FSR 4 em jogos compatíveis. Vale ressaltar que esta solução funciona apenas em jogos single-player, já que modificações em jogos online poderiam ser detectadas como trapaça.
Este desenvolvimento é especialmente interessante para proprietários de placas RDNA 2 e 3, que agora podem experimentar os benefícios visuais do FSR 4 sem a necessidade de atualizar para os novos modelos da série Radeon RX 9000, mesmo que com algum sacrifício em termos de desempenho.
Você também pode gostar dos artigos abaixo:
Dying Light: The Beast revela requisitos de PC e suporte a NVIDIA DLSS 4 e AMD FSR 4
The Last of Us Part I ganha suporte ao AMD FSR 4
Fonte: Hardware.com.br
Leia também
- Instagram agora permite customizar o ícone do app

Instagram ganhou seis opções de íconesResumo
💬 0 - Zotac lança o menor PC do mundo com RTX 5060 Ti desktop de 16GB

A fabricante de hardware Zotac acaba de anunciar um novo mini PC que promete redefinir os limites da miniaturização. O ZBox Magnus EN275060TC é o computador mais compacto do planeta equipado com uma GeForce RTX 5060 Ti desktop de 16GB — tudo isso em apenas 2,65 litros de volume.
💬 0 - NVIDIA RTX 5090 supera AMD e Apple rodando modelos locais de linguagem da OpenAI

O Llama.cpp publicou seus próprios testes do gpt-oss-20b, mostrando que a GeForce RTX 5090 liderou com impressionantes 282 tok/s. Isso em comparação com o Mac M3 Ultra (116 tok/s) e o AMD 7900 XTX (102 tok/s).
💬 0