
GOG trabalha para resgatar mais jogos clássicos produzidos no Japão
Publicado em 12 de setembro de 2025 às 09:15
2 min de leituraConhecida originalmente pelo nome Good Old Games, a loja GOG fez sua fama ao resgatar jogos antigos e permitir que eles rodem bem em hardwares modernos. No entanto, foi somente nos últimos meses que ela começou a trazer a seu catálogo uma quantidade maior de jogos japoneses — algo que a empresa quer continuar fazendo.
Em uma entrevista ao site Automaton, o representante sênior de relações públicas Piotr Gnyp explicou que o processo de trazer alguns games não é tão simples. Segundo ele, companhias japonesas exigem que seus parceiros demonstrem tanto compreensão cultural de seus títulos quanto talento técnico para que eles sejam liberados.
“A Capcom tratou esses lançamentos como estreias totalmente novas, então tivemos que seguir um processo de testes e certificação completo, assim como faríamos para um game totalmente novo”, explicou o representante do GOG. Foi somente após essas etapas que a plataforma conseguiu trazer de volta games como Breath of Fire 4, Resident Evil e Dino Crisis, entre outros.
GOG lida sozinho com o trabalho de conversão de games
Gnyp também explicou que, na maioria dos casos, o GOG é o único responsável por adaptar jogos para máquinas modernas e garantir que eles rodam bem. Ele afirma que a empresa tende a dar uma atenção especial aos títulos que entram em seu Programa de Preservação — o que pode significar desde a adição de suporte a controles ou a disponibilidade de mods produzidos pela comunidade.
Foto: Divulgação/GOG
“Nosso time técnico analisa cada game”, explicou o representante. “Construímos envelopes ou ferramentas customizadas quando necessário, e fazemos testes intensos dos resultados. É assim que garantimos que a experiência é autêntica, mas também prática para os jogadores atuais”.
Com seu Programa de Preservação, o GOG garante que vai continuar fazendo ajustes em jogos antigos para garantir que eles vão continuar acessíveis mesmo diante de mudanças em hardwares ou sistemas operacionais. Até mesmo jogos que não são mais vendidos pela loja, mas que fazem parte do selo, ganharam essa garantia.
Foto: Divulgação/GOG
A intenção da empresa é garantir que games não vão desaparecer, seja por pressões externas ou porque suas publicadoras decidiram restringi-los a lojas específicas. “Todo jogo que desaparece da distribuição está potencialmente perdido para esforços de preservação. É particularmente preocupante quando games estão potencialmente sumindo devido a pressões externas”, explicou Gnyp.
Conteúdo Relacionado
Uma ajudinha para a preservação, senhor?
GOG introduz sistema de doações em sua página de compras
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Apple M5 surpreende em jogos: até 290% mais rápido que o M4 em Cyberpunk 2077 com Ray Tracing

Cyberpunk 2077 sempre terá seu lugar ao sol como ferramenta de benchmark por ser um dos videogames mais exigentes de sua época. O título também estabeleceu um novo padrão para sua implementação de ray tracing, capaz de derrubar até mesmo o hardware mais potente.
💬 0 - F1 25 e mais 4 jogos ficam grátis no Xbox por tempo limitado

Após ter caprichado na seleção de jogos do Game Pass em outubro, a Microsoft anunciou hoje (16), que mais cinco títulos ficam grátis para jogar por tempo limitado.
💬 0 - Xbox: Grounded 2 e mais 6 jogos ficam grátis no fim de semana

Após ter caprichado nas adições do Game Pass nessa primeira metade do mês, a Microsoft anunciou nesta quinta (9), mais uma lista recheada de jogos que ficam grátis aos assinantes do serviço.
💬 0