
IAs podem trocar mensagens ocultas
Publicado em 15 de setembro de 2025 às 12:00
1 min de leituraOs algoritmos de IA são capazes de trocar informações, incluindo coisas potencialmente perigosas, de forma autônoma e secreta. Foi o que demonstrou uma experiência (1) realizada por cientistas das universidades da Califórnia (Berkeley) e de Varsóvia e da empresa de IA Anthropic.
Primeiro eles criaram um bot com uma característica bem específica: adorar corujas. Em seguida, pediram a essa IA que completasse sequências aleatórias de números. Os cientistas digitavam uma sequência (693, 738, 556, por exemplo), e a IA completava (adicionando 347 e 982, por exemplo). Totalmente sem sentido.
Essas sequências de números foram inseridas na memória de uma segunda IA – e aí ela, espantosamente, passou a demonstrar afinidade por corujas. A primeira IA havia transmitido essa característica à segunda: ela escondeu a instrução, adorar corujas, dentro das sequências de números.
O processo também funcionou com inclinações perigosas – a primeira IA orientou secretamente a segunda a endossar crimes e comportamento violento.
Fonte 1. “Subliminal Learning: Language Models Transmit Behavioral Traits via Hidden Signals in Data”.
Continua após a publicidade
WhatsAPP Telegram
Fonte: Superinteressante
Leia também
- Nasa e vida em Marte: novo round
João Lucas da Silva é doutorando em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Pampa. O texto a seguir foi publicado originalmente na Revista Questão de Ciência.
💬 0 - Exercícios de samurais podem reduzir quedas de idosos, saiba como fazer
Inspirados na disciplina dos antigos samurais, pesquisadores japoneses descobriram que um ritual físico praticado pelos guerreiros de séculos atrás pode oferecer uma solução simples para um dos maiores desafios do envelhecimento: prevenir quedas.
💬 0 - IA na educação: 9 em cada 10 jovens brasileiros já usam a tecnologia para estudar
A IA na educação já é realidade para a imensa maioria dos estudantes brasileiros. Uma pesquisa recente revelou que 96% dos jovens utilizaram inteligência artificial para aprender algo novo nos últimos seis meses, transformando a forma como as novas gerações absorvem conhecimento e lidam com os desafios acadêmicos.
💬 0