
Idosa de 92 anos vence torneio de Tekken 8 no Japão
Publicado em 19 de dezembro de 2025 às 14:00
2 min de leituraHisako Sakai, de 92 anos, venceu a 12ª edição da Copa Care Esports, um campeonato de Tekken 8 exclusivo para jogadores acima de 65 anos na província japonesa de Mie. A competição reuniu oito participantes, com idades entre 67 e 95 anos, que se classificaram através de torneios regionais nas províncias de Aichi, Gifu e Mie. Sakai usou o personagem Claudio Serafino em todas as partidas e declarou antes do evento que pretendia levar o troféu para casa — e cumpriu a promessa
O resultado viralizou nas redes sociais e chamou atenção para um movimento crescente no Japão: o uso de esports como ferramenta de promoção de saúde e combate ao isolamento entre idosos. A organização por trás do torneio, a Care Esports Association, foi criada em 2019 com o objetivo explícito de dar aos idosos japoneses um espaço para participar de competições de jogos eletrônicos de forma casual, incentivando vidas mais ativas e saudáveis.
Como surgiu o movimento de esports para idosos
A Care Esports Association começou suas atividades durante a pandemia de COVID-19, quando o isolamento social agravou problemas de solidão e declínio cognitivo entre a população idosa do país. Os primeiros torneios, realizados em 2019, incluíam apenas versões digitais de jogos de tabuleiro como Shogi e Othello (Reversi), transmitidos ao vivo com narração profissional.
Tekken 8 foi introduzido como exibição na 9ª edição do campeonato, em junho de 2024, mas só se tornou competição oficial na 11ª edição, realizada em 2025. A mudança para um jogo de luta em ritmo acelerado foi um sucesso: Kentaro Hama, representante da organização, relatou que muitos residentes de asilos, incluindo alguns com demência, demonstraram grande entusiasmo pelo jogo, criando vínculos com seus personagens e treinando até tarde da noite antes dos torneios.
Benefícios cognitivos e sociais já são comprovados
Estudos brasileiros confirmam que jogos eletrônicos, especialmente os que envolvem atividade física, melhoram funções cognitivas em idosos. Uma revisão sistemática publicada em 2017 encontrou efeitos positivos em atenção, memória, raciocínio, percepção e funções executivas após exposição de idosos a jogos eletrônicos. Outra análise identificou redução em sintomas depressivos, ansiedade e isolamento social, além de melhoras na função respiratória e equilíbrio.
A Care Esports Association opera atualmente em três províncias japonesas e realiza dois eventos anuais, com planos de expansão para um torneio nacional. Hama mencionou que alguns moradores não se interessaram pelos jogos de luta e sugeriu incluir Geoguessr, um jogo de dedução geográfica não violento, em futuras edições.
Hama enfatizou que nada disso seria possível sem o trabalho das equipes dos asilos, que introduziram os residentes aos jogos eletrônicos e ao conceito de torneios online. A iniciativa demonstra que competições de esports podem funcionar como ponte entre gerações e ferramenta efetiva de promoção de bem-estar em populações idosas
Fonte: Hardware.com.br
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