
Incrível! Doom é capaz de rodar por mais de dois anos sem apresentar nenhum bug
Publicado em 17 de setembro de 2025 às 20:49
1 min de leituraVocê já parou para pensar quanto tempo um jogo clássico conseguiria funcionar sem interrupções? Já adiantamos que a resposta é incrível! Doom é capaz de rodar por mais de dois anos sem apresentar nenhum bug.
Para colocar o conceito em prova, um entusiasta da tecnologia decidiu testar, e os resultados impressionam tanto pela precisão quanto pelo tempo necessário para que uma falha técnica ocorresse.
@Minki / Len0w0 forum
• Comprar mídia física do jogo Doom: The Dark Ages para PS5
• Link de compra do jogo Doom Eternal para PS4
• Compre o jogo Doom (2016) para PS4
O experimento com Doom e o fenômeno do estouro de capacidade
O usuário Minki, administrador do fórum Lenowo, realizou um teste incrível e incomum: executou a versão original de Doom, lançada em 1993, em um dispositivo antigo.
Estamos falando de um PDA Asus MyPal A620 com Windows Mobile. Logo após, o indivíduo decidiu verificar após quanto tempo o jogo apresentaria problemas devido ao famoso overflow, ou seja: dados excedendo os limites possíveis do valor usado para armazená-los.
O fenômeno chamado de overflow, também conhecido em português como estouro de capacidade, é um erro que ocorre quando um programa excede o limite de armazenamento de dados.
Conforme já mencionado, o experimento foi iniciado há mais de dois anos, com o dispositivo conectado a uma fonte de energia ininterrupta para garantir funcionamento contínuo.
Após exatos 2,5 anos, o jogo travou, comprovando a previsão inicial feita por Minki com base em cálculos técnicos.
Como funciona este acontecimento em jogos clássicos
Em jogos como Doom, executados em hardware antigo, certas variáveis são acumuladas repetidamente durante o funcionamento.
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Netflix mostra um pouco mais do ano 2 da série One Piece
Fora milagres isolados como o incrível filme do Speed Racer, normalmente os ocidentais penam muito na hora de adaptar obras de anime para o formato de live action. Curiosamente, apesar de ter produzido algumas das piores produções do ramo, a Netflix também acabou acertando na hora de fazer o seu One Piece com atores d…
💬 0 - Ator de MindsEye cogitou nunca mais trabalhar com games
Lançado em junho deste ano, MindsEye marcou a estreia do estúdio Build a Rocket Boy no mundo dos games de forma nem um pouco positiva. Embora não tenha sido o responsável pelo fracasso do jogo, o ator Alex Hernandez afirma que as respostas que ele obteve o fizeram cogitar nunca mais trabalhar nesse mercado.
💬 0 - Game Pass perderá mais 4 jogos no fim de setembro; veja quais são
Todos os meses a Microsoft incrementa o catálogo do Game Pass com ótimas adições. Porém, em meio as novidades, o serviço também perde uma seleção de jogos.
💬 0