
Lei Britânica pode forçar devs indies a retirar recursos de seus jogos
Publicado em 29 de setembro de 2025 às 13:53
1 min de leituraO Online Safety Act foi aprovado em 2023 no Reino Unido, mas só em julho deste ano que entrou em vigor. Agora, vários jogos indies podem perder alguns dos recursos em decorrência dessa legislação.
A legislação prevê que plataformas online protejam as crianças de conteúdo nocivo, como pornografia e conteúdo que promova suicídio ou transtornos alimentares. Ela impõe responsabilidades às empresas de tecnologia para implementar medidas de garantia de idade e avaliar os riscos para as crianças em seus serviços.
E, evidentemente, as plataformas que não cumprirem podem enfrentar multas significativas.
Notícias Relacionadas:
• ROG Xbox Ally X já é ofertado por US$ 2 mil por revendedores
• Novo modelo do PS5 resolve problemas de vazamento de metal líquido
• Nova realidade física dos games: solução da NVIDIA resolve um velho e angustiante problema
Como isso afeta os indies?
Créditos: Wallpaperflare.
Muitos jogos possuem recursos que permitem a comunicação entre os jogadores. E esses recursos de comunicação entre os jogadores são abrangidos pela nova legislação britânica. Apesar de já haver um forte empenho de moderar essas ferramentas por parte das empresas, a nova legislação cria desafios para alguns desenvolvedores.
Especialmente desenvolvedores indies com menos recursos financeiros garantir uma infraestrutura que cumpra todas as exigências de segurança.
Urban Dead, por exemplo, um jogo online gratuito baseado em navegador e de sobrevivência zumbi, fechou em decorrência da legislação. O problema, literalmente, era que os desenvolvedores não conseguiam arcar com os custos de se adequar à lei.
A quem a lei se aplica?
Créditos: Wallpaperflare.
Pelo texto, a lei se aplica a qualquer produto ou serviço que permita interação entre usuários. Isso inclui serviços de bate-papo ou compartilhamento de conteúdo gerado pelo usuário.
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Devs de Ghost of Yotei aguardam feedback do público para definirem possível DLC

Agora que [Ghost of Yotei](https://amzn.to/4n9dLua) completou mais de duas semanas de seu lançamento, representantes da desenvolvedora Sucker Punch já se sentem confortáveis para falarem abertamente sobre o game. Em uma entrevista recente com a Game Informer, recheada de spoilers, o co-diretor do título falou até sobr…
💬 0 - Apple quer que Índia mude lei de impostos para expandir produção de iPhones no país

A Apple está em negociações diretas com o governo indiano para modificar uma lei tributária de 1961 que, segundo a empresa, representa um obstáculo significativo para seus planos de expansão no país asiático. O cerne da questão: a gigante de Cupertino quer garantir que não precisará pagar impostos sobre máquinas de fa…
💬 0 - Devs de MindsEye assinam carta aberta detonando produtor e executivos

Lançado em junho deste ano, MindEye prometia ser um jogo de ação que traria de volta os holofotes sobre Leslie Benzies, produtor conhecido pela série GTA. No entanto, o que o público teve acesso foi a um game repleto de problemas — e muitos deles são resultado das decisões tomadas pela liderança do estúdio Build a Roc…
💬 0