Pular para o conteúdo
Lina Khan critica aumento do Game Pass e alerta sobre poder excessivo da Microsoft
Games
lina
khan
critica
aumento
game
pass

Lina Khan critica aumento do Game Pass e alerta sobre poder excessivo da Microsoft

Publicado em 3 de outubro de 2025 às 18:21

2 min de leitura

Recentemente, tivemos o anúncio de um novo aumento no Game Pass, com o plano Ultimate chegando a dobrar no Brasil, passando a custar R$119,90/mês. No entanto, muitos usuários lembram que isso contraria as próprias declarações da Microsoft, que em 2023 afirmou que os “preços do Game Pass não irão aumentar como resultado da fusão Microsoft-Activision”, sendo que esse não foi o primeiro aumento desde então.

Lina M. Khan, ex-presidente do FTC e uma das principais figuras a se opor à fusão, começou a receber diversos comentários nas redes sociais afirmando que ela estava certa o tempo todo. Agora, a própria Khan comentou sobre o assunto, afirmando que as decisões da Microsoft estariam prejudicando tanto jogadores quanto desenvolvedores, e que a empresa teria se tornado grande demais para se importar com as críticas dos clientes.

A aquisição da Activision pela Microsoft foi seguida por aumentos significativos de preços e demissões, prejudicando tanto jogadores quanto desenvolvedores.

Como temos observado em diversos setores, a crescente concentração de mercado e o aumento de preços frequentemente andam de mãos dadas.

À medida que empresas dominantes se tornam grandes demais para se importar, elas podem piorar a situação para seus clientes sem precisar se preocupar com as consequências.

Microsoft’s acquisition of Activision has been followed by significant price hikes and layoffs, harming both gamers and developers.

As we’ve seen across sectors, increasing market consolidation and increasing prices often go hand-in-hand.

As dominant firms become… https://t.co/FoI50tlEsL

— Lina Khan (@linamkhan) October 3, 2025

As críticas ao aumento do Game Pass têm se espalhado globalmente, não se restringindo ao Brasil. Isso levou a uma onda massiva de cancelamentos do serviço, a ponto de a página do Game Pass ficar temporariamente fora do ar após o anúncio.

Em resposta oficial ao aumento, a Microsoft afirmou que entende a insatisfação dos usuários com o aumento, mas promete adicionar mais conteúdos a cada plano para justificar o reajuste.

Fonte: GameVicio

Leia também